O índice ‘Fear and Greed’ do Bitcoin voltou a ficar neutro meses após se manter em classificação de medo.
Desde a análise realizada em 05 de abril de 2022, portanto há mais de oito meses, o índice apontava medo ou medo extremo para o mercado do Bitcoin, o que reflete o mercado como um todo.
Mas praticamente durante a última semana o mercado apresentou alta do preço dos criptoativos, o que ajudou a alavancar o índice.
Outros fatores significativos que ajudaram na melhora do índice foram os dados da economia global, e a superação dos topos históricos da taxa de hash da rede Bitcoin e da dificuldade de mineração, ao qual o novo recorde foi estabelecido hoje (16).
Mercado menos temeroso
Em 2022 o índice Fear and Greed do Bitcoin praticamente se manteve abaixo dos 50 pontos, indicando medo ou medo extremo para o mercado.
O maior registro no ano passado foi observado no final de março, em 60 pontos, índice este classificado entre neutro e ambicioso.
Desde o dia 05 de abril o índice passou a registrar valor abaixo de 50, e atingiu a mínima do ano em 18 e 19 de junho de 2022 quando o índice atingiu a mínima histórica em 6 pontos.
Agora, no dia 15 de janeiro o índice voltou ao neutro ao registrar os 52 pontos.
Entretanto, voltou a cair e já retornou à classificação de medo hoje (16) registrando os 45 pontos.
O índice Fear and Greed mede o sentimento do mercado do Bitcoin e criptoativos, no geral, classificando-o em medo, neutro, e ambição.
O índice se embasa em diversas fontes de análise de preço e volatilidade, momento/volume do mercado, dominância, tendência, e redes sociais.