A Safe, provedora de infraestrutura de carteiras, em colaboração com o banco de ativos digitais Sygnum e o grupo de recuperação de criptomoedas CoinCover, introduziu o Safe{RecoveryHub}; Uma série de opções de recuperação social para carteiras de criptomoedas.
Estima-se que chaves privadas perdidas ou esquecidas tenham deixado cerca de US$ 1,92 bilhões em ether inacessíveis.
Ao se inscreverem para uma carteira de criptomoedas, os usuários geram uma chave pública, uma sequência de letras e números aleatórios, para receber criptoativos e uma chave privada; Usada para enviar ou provar a propriedade dos tokens assinando transações criptograficamente.
Funcionamento e segurança do Safe{RecoveryHub}
Os sistemas de gerenciamento de chaves no Web3 têm poucas soluções de recuperação, significando que a perda da chave privada resulta na inacessibilidade dos ativos.
A ‘recuperação social’ é uma exceção, oferecendo um meio de recuperar uma chave privada perdida através de ‘recuperadores’, como familiares, amigos e colaboradores. Os usuários do Safe{RecoveryHub} podem conceder acesso aos recuperadores às suas contas apenas no caso de uma recuperação estar ocorrendo.
Eles também podem configurar mais de um recuperador para segurança adicional, semelhante ao funcionamento de uma carteira cripto como uma multisig 2/3, por exemplo.
Avanços e desafios na recuperação de contas
Lukas Schor, cofundador da Safe, explica que o Safe{RecoveryHub} consiste em dois componentes principais: um módulo Safe que permite a execução de transações de recuperação para a solução multisig popular e um processo de recuperação social iniciado quando um usuário perde o acesso ao seu Safe.
A tecnologia deve considerar erros humanos, pois erros simples podem ter consequências catastróficas. O framework de opções de recuperação da Safe é um passo importante para a adoção mais ampla, sem que os usuários tenham que fazer compromissos sobre o controle total de seus fundos.
A Safe não é a primeira empresa a tentar a recuperação social. A Ledger, por exemplo, tentou introduzir a recuperação social no início deste ano.