A gigante financeira japonesa SBI Holdings anunciou uma nova parceria estratégica com a Ripple, empresa por trás da criptomoeda XRP, para impulsionar a adoção de ativos digitais no Japão. O objetivo da parceria é integrar o XRP em uma série de serviços financeiros oferecidos pela SBI, incluindo transferências internacionais e pagamentos corporativos.
Pleased to announce our collaboration with SBI Group company @sbivc_official for Bitcoin trading and custody
Japanese: https://t.co/BhsdwnU2Qk
English: https://t.co/2OUiTbMfna https://t.co/swCyOX34bP
— Simon Gerovich (@gerovich) September 2, 2024
Simon Gerovich, foi ao X em 2 de setembro para anunciar que a Metaplanet firmou uma parceria estratégica com o serviço de investimento em criptomoedas do SBI Group, o SBI VC Trade.
‘Esta colaboração é parte do nosso esforço contínuo para envolver as principais partes interessadas da indústria no Japão que apoiam nossa estratégia corporativa de acumulação de Bitcoin’, diz o anúncio oficial da Metaplanet.
A parceria entre a SBI Holdings e a Ripple não é completamente nova. As duas empresas já têm um histórico de cooperação, especialmente no uso do XRP em soluções de liquidação e pagamentos transfronteiriços. No entanto, este novo acordo marca um aprofundamento da colaboração, com o objetivo de expandir o uso do XRP além das fronteiras tradicionais, incorporando-o em uma gama mais ampla de serviços financeiros.
A SBI também anunciou que está explorando a possibilidade de integrar o XRP em seu sistema bancário digital, que poderia facilitar ainda mais a adoção do ativo por instituições financeiras japonesas.
- Leia também: Protocolo DeFi na Cardano vai desbloquear 100 milhões de ADA em liquidez para seus usuários
Impacto no mercado cripto e na posição do Japão como líder em inovação financeira
A parceria entre a SBI Holdings e a Ripple é vista como um passo significativo para fortalecer a posição do Japão como líder em inovação financeira no espaço das criptomoedas.
O Japão já é conhecido por seu ambiente regulatório favorável às criptomoedas, e a colaboração entre a SBI e a Ripple pode servir como um modelo para outras instituições financeiras que buscam integrar ativos digitais em suas operações. O SBI estreou o serviço em junho de 2024, apelidado de ‘Serviço de Exclusão para Tributação de Avaliação de Fim de Período’.
Com o apoio de uma das maiores instituições financeiras do Japão, a Ripple pode ver um aumento na adoção do XRP, não apenas como uma criptomoeda, mas como uma ferramenta essencial para facilitar transações financeiras rápidas e de baixo custo.