A Franklin Templeton, uma empresa global de investimentos que administra 1,6 trilhão de dólares, lançou um relatório intitulado “Solana: Adoção Acelerada”, que prevê que Solana está posicionada para se tornar o terceiro grande criptoativo após Bitcoin e Ethereum.
O relatório afirma: “Nossa visão é que o crescimento do Solana provavelmente continuará, pois está bem posicionado para capturar a próxima onda de adoção de criptomoedas, solidificando-se como o terceiro grande criptoativo após Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH).”
Os analistas destacam que Solana dominou a captura do aumento da atividade durante este período, impulsionada especialmente por grandes airdrops no ecossistema Solana, como Jito e Pyth.
“Esses airdrops criaram um efeito de riqueza de mais de um bilhão de dólares no ecossistema, impulsionando o SOL e outros tokens do ecossistema Solana para cima, especialmente as moedas meme”, afirma o relatório.
Solana
Os analistas da Franklin Templeton apontam que Solana viu um aumento significativo nas taxas totais e nos volumes de exchanges descentralizadas ao longo do último ano, indicando um crescimento sólido.
“No último ano, Solana registrou um crescimento significativo demonstrado por um aumento tanto nas taxas totais quanto nos volumes de trocas descentralizadas na rede”, menciona o relatório.
O gestor de ativos acredita que Solana está qualificada de forma única para capturar a próxima onda de adoção em diversos setores, incluindo redes de infraestrutura física descentralizada (DePIN), pagamentos (especialmente micropagamentos), NFTs de compressão (XNFTs) e livros de ordens limitadas centralizados (CLOBs) com pagamento por fluxo de ordens.
Embora Solana tenha enfrentado problemas de congestionamento devido à alta demanda, a comunidade de desenvolvedores está trabalhando ativamente em soluções. Um grande catalisador esperado para resolver esses problemas é o Firedancer, um cliente validador de Solana desenvolvido pela Jump Crypto.
O crescente interesse da Franklin Templeton em Solana, como visto em seus tweets no início deste ano, decorre da atração da empresa pela visão do co-fundador da Solana, Anatoly Yakovenko, e dos desenvolvimentos significativos no ecossistema Solana durante o quarto trimestre de 2023, incluindo progressos em mercados de previsão descentralizados (DePIN), DeFi, moedas meme, NFTs.
- Leia também: Solana anuncia parceria com o Google