Novos mercados estão surgindo dentro das blockchains e estar bem posicionado em alguns tokens destes mercados poderá trazer retornos interessantes no próximo ciclo de alta dos criptoativos.
Desta forma, conhecer estes mercados e tokens ou criptomoedas em ascensão pode ser interessante para os investidores.
Assim, listamos cinco mercados atrativos e abordamos um protocolo dentro destes mercados para que o leitor possa se informar sobre o que está chamando a atenção do mercado das blockchains no momento.
Inteligência artificial
Sem sombra de dúvidas o mercado da inteligência artificial (IA) é o mais proeminente no momento tanto para a Web2 quanto para a Web3.
A cada dia novas plataformas de IA estão surgindo, onde basicamente estas se concentram em cinco áreas principais que são: Construção de confiança nos sistemas de IA; Política de inovação de dados; Pesquisa e desenvolvimento; Cibersegurança e proteção de privacidade; e Desenvolvimento da força de trabalho.
Podemos listar inicialmente alguns criptoativos que já estão se destacando dentro do ambiente da IA, como por exemplo a OpenAI ERC20 (OPENAI ERC), a Singularity Net (AGIX), e a Artificial Liquid Intelligence (ALI), que já se valorizaram desde seu lançamento.
Entretanto, recentemente um token está chamando a atenção do mercado: o AIDOGE.
AIDOGE
Seguindo a linha da IA com uma pitada de memecoin é que a AIDOGE entra na moda com ‘os dois pés no peito’ da euforia atual do mercado.
Juntar IA e memecoin é uma bela sacada do protocolo, pois extrapola o racional do investidor. Isto porque recentemente os criptoativos que mais trouxeram rentabilidades exorbitantes foram os de IA e as memecoins.
A AIDoge criou um ecossistema para desenvolvedores de memes que poderão se tornar populares por usarem o ‘advento’ da IA.
Ao criar um meme na plataforma o desenvolvedor receberá tokens AI como recompensas diárias de crédito para acessar mais recursos da plataforma.
Vale lembrar que este token ainda não foi listado em exchanges centralizadas e descentralizadas, o que o torna uma promessa maior de lucro quando uma grande plataforma de negociação o anuncia para listagem.
Os desenvolvedores do AIDOGE já anunciaram que aqueles que realizarem compras do AI durante a pré-venda participarão de um airdrop de 50 bilhões de tokens.
Mas tem um detalhe aí! Aqueles que comprarem primeiro os tokens receberão uma parcela maior de tokens no airdrop.
Isso significa que quem comprar tokens no início ainda receberá uma parcela de graça com o airdrop, algo que fez bastante sucesso com o protocolo Arbitrum.
Os desenvolvedores já informaram que assim como a cripto moeda DOGE, este também será um criptoativo com propensão de supervalorização no longo prazo.
Mas vale ressaltar que a plataforma do AIDOGE ainda não foi lançada, portanto, toda prudência em investimentos iniciais neste criptoativo é primordial.
Plataformas de previsão de preço para negociação – yPredict
Se você é o tipo de investidor que espera as dicas de um influencer para comprar ou vender criptoativos, ou paga serviços de robôs e automatização de trade porque não costuma se dar bem em suas análises gráficas, que tal investir em um protocolo de blockchain que faz ‘previsões’ de preço para investidores?
Já existem protocolos cripto que estão fornecendo serviços que usam análise técnica, IA e aprendizado de máquina para fornecerem previsões de preços e tendências para as principais criptomoedas.
O conceito destas plataformas é o de maximizar os lucros e minimizar riscos provendo vantagens aos traders, e assim surgiu a yPredict.
- Leia também: BitMEX vai enviar 1 Bitcoin para a lua
A plataforma de negociações da yPredict promete fornecer aos usuários centenas de modelos preditivos capazes de orientar para as negociações com certos graus de lucratividade.
Usando dados on-chain, análises gráficas robotizadas e IA, desenvolvedores podem fornecer modelos preditivos, cujos mais confiáveis e promissores serão oferecidos aos investidores.
Enquanto os desenvolvedores vão receber através de mensalidades pagas pelos usuários por utilizarem seus modelos preditivos de preço, os usuários poderão ganhar com trades automatizados e lucros mais significativos nas negociações usando a plataforma da yPredict.
Para acessar a plataforma os usuários deverão ter o token YPRED, lançado na blockchain da Polygon, como token de utilidade.
Os usuários pagarão pelos modelos preditivos com os tokens, também usar os tokens para votação dos melhores modelos preditivos e obterem renda passiva com estas participações.
Memecoin – Copium
As memecoins vivem um duelo eterno dentro do mercado cripto entre aqueles que as amam e aqueles que acham que elas não servem para absolutamente nada. Independentemente disto, desde o surgimento da criptomoeda especificamente criada para ser um meme, o DOGE, muitas outras surgiram e algumas fizeram seu nome, como o SHIB, e mais recentemente o PEPE.
Mas existe um projeto de blockchain que pretende juntar todas as memecoins em um único lugar, e este projeto se chama Copium.
O protocolo Copium tem sido muito procurado recentemente, pois tem chamado a atenção dentro do mercado das memecoins.
De acordo com seus desenvolvedores, a COPIUM ‘é um criptoativo meme único, que envolvente e inovadora que reúne humor, justiça e potencial para ganhos financeiros’.
A mentalidade em volta deste criptoativo é ‘única’ e envolve o conceito de ‘lidar’ com oportunidades perdidas e FOMO no espaço criptográfico, oferecendo entretenimento e recompensas lucrativas por meio de suas ofertas exclusivas de Airdrop e tokennomics’.
A pré-venda do token COPIUM já aconteceu, e teve um ‘viés estranho’, pois foi exclusivo para convidados, ‘projetado para dar aos primeiros apoiadores a chance de garantir tokens antes do lançamento oficial’.
Os ditos investidores convidados foram aqueles que interagiram com o protocolo em suas redes sociais, como o Twitter e o Telegram. Esta é uma das visões do protocolo que conta com esta artimanha de engajamento e interatividade para propagarem a publicidade do protocolo.
Curioso é que na própria página da Copium há o dizer: ‘Nossa equipe é formada por desenvolvedores experientes e OGs no espaço. Implementamos várias medidas para garantir a segurança do projeto. No entanto, como acontece com qualquer token, encorajamos você a fazer sua própria pesquisa e investir apenas o que pode perder’.
De fato, em um protocolo de memecoin este é um conselho nada estarrecedor.
Recentemente o token COPIUM foi listado na plataforma de negociações descentralizadas, Uniswap, o que supostamente trouxe alguma garantia maior ao protocolo.
Agora falando sobre a usabilidade e funcionalidade do protocolo, este veio para oferecer uma plataforma única dedicada à criação e troca de conteúdo autenticado inspirado em memes famosos.
Pegada ecológica e Recycle-to-Earn – EcoTerra
Quando o Elon Musk disse em meados de 2021 que a Tesla não mais aceitaria pagamentos com Bitcoin devido aos quesitos ecológicos o conceito de blockchains ecológicas e pegada de carbono vieram à tona no mercado cripto.
Entretanto, este foi um problema que as blockchains de prova de trabalho sempre enfrentaram, assim como o assunto aquecimento global e problemáticas ambientais estão em pauta desde sempre.
Assim, muito protocolos trouxeram a mentalidade dos tokens de carbono, e blockchains passaram a analisar empresas que reduziram as emissões de poluentes e ganhavam os créditos de carbono através de tokens específicos.
O meio ambiente é um tema que surge em muitos debates sociais e econômicos, e assim é importante analisar bem esse setor para identificar alguns criptoativos ecológicos.
Ademais, tem um outro conceito que também ganhou notoridade no mercado cripto que foi o ‘faça alguma coisa-to-earn’.
Move-to-earn, play-to-earn, run-to-earn, eat-to-earn, listen-to-earn, watch-to-earn, enfim, muitas foram as áreas exploradas pelos desenvolvedores de jogos ou atividades que davam lucro aos usuários com o recebimento de tokens.
Nesta pegada que surgiu o recycle-to-earn, e o protocolo Ecoterra vem na vanguarda deste tipo de investimento.
O EcoTerra usa a tecnologia blockchain e o conceito de recycle-to-earn para recompensar os usuários e empresas na luta contra as mudanças climáticas e emissão de poluentes.
A empresa lançou uma aplicativo, o Recycle2Earn, que possui fichas de reciclagem e ações ecológicas, abrange mercados de materiais reciclados e compensação de carbono, onde visa para capacitar empresas nos aspectos ecológicos e recompensar consumidores.
Usando o aplicativo da empresa, o consumidor escaneia códigos de barra e QRCode de produtos e conta de energia, e interage com a empresa onde pode receber token do protocolo.
Plataforma de recrutamento freelance – DeeLance
Existem plataformas de recrutamento de freelancers na web2, mas a Web3 ainda carecia de um servidor para este tipo de mercado.
Assim, o protocolo DeeLance,trouxe a modalidade para dentro da blockchain e descentralizou os serviços de contratação de mão de obra temporária.
A plataforma da Deelance usa tokens não fungíveis (NFTs) em um metaverso para recrutar os servidores freelancers.
A empresa tokeniza os serviços e produtos de freelancers que assim podem ser auditados e evitam problemáticas de pagamentos dos serviços.
Atenção
É claro que é importante lembrar que estas não são recomendações de investimentos, mas sim uma pauta importante para aqueles que dosam bem os riscos de investimentos e pensam em disponibilizar um pouquinho de seus recursos em um criptoativo que supostamente ‘poderá ir para a lua’ num futuro próximo.
E atenção, pois muitos destes protocolos ainda estão lançando a pré-venda de seus tokens, portanto, cuidado com o ‘peso da mão’ e a empolgação neste momento. Também nunca de esqueça do mais importante: DYOR!