A Circle, uma empresa fintech, anunciou uma parceria com o Mercado Pago, a maior fintech da América Latina, para introduzir a stablecoin USDC (USD Coin) no Chile. Esta parceria visa atender à crescente demanda por dólares digitais confiáveis na região.
A USDC é uma stablecoin lastreada no dólar americano e é uma das mais adotadas globalmente. A iniciativa permitirá que milhões de usuários no Chile tenham acesso a transações quase instantâneas usando dólares digitais. Matías Spagui, Diretor Sênior do Mercado Pago, destacou que o dólar americano é uma das moedas mais estáveis do mundo e oferece uma forma simples de preservar a riqueza em meio à incerteza geral.
A parceria busca diversificar o acesso a criptomoedas e oferecer aos mais de dois milhões de usuários do Mercado Pago uma alternativa que corresponda ao valor do dólar.
- Leia também: Alta das criptomoedas pode demorar: baleias de Ethereum demonstram comportamento baixista, diz Santiment
Impacto no mercado chileno e além
O lançamento do USDC na plataforma Mercado Pago representa um avanço significativo tanto para a criptomoeda quanto para o dólar americano no Chile. Isso é particularmente notável porque o dólar americano não é tão frequentemente aceito para pagamento no Chile quanto em muitos outros países da América Latina.
1/ The largest fintech in LATAM, @mercadopago, part of Mercado Libre, the Amazon of LATAM with 200M users, is rolling out support for USDC in key markets, starting with Chile. Momentum for USDC and digital dollars building around the world! https://t.co/3mNQxXvNUC
— Jeremy Allaire (@jerallaire) August 29, 2023
A integração do USDC oferece uma nova gama de oportunidades financeiras para os usuários chilenos. O Mercado Pago já havia anunciado sua intenção de aceitar criptomoedas como forma de pagamento em 2021.
Desde então, a empresa fez progressos significativos nessa direção, incluindo a integração do Pax Dollar (USDP) para usuários no México. A parceria com a Circle é apenas o exemplo mais recente de como a empresa está diversificando as opções de serviços financeiros no mercado chileno.
Implicações futuras e desafios
A parceria entre a Circle e o Mercado Pago não apenas fortalece a posição do USDC no mercado de criptomoedas, mas também sinaliza um passo importante na adoção mainstream de ativos digitais na América Latina.
A iniciativa é vista como um passo crucial para fornecer soluções financeiras digitais mais acessíveis e permitir a participação global nesta nova era das finanças. A Circle também fez manchetes recentemente com o anúncio de que a Coinbase assumiria uma participação acionária na empresa após a dissolução do corpo de governança do Centre.
Isso dá à Circle responsabilidades adicionais à medida que o USDC é lançado em várias plataformas blockchain. O cenário também prepara o terreno para a eventual entrada de gigantes da finança tradicional e da Big Tech no espaço de criptomoedas e stablecoins.