A gestora de fundos VanEck apresentou uma solicitação para lançar um fundo negociado em bolsa (ETF) de Solana (SOL). Quem fez o anúncio do pedido foi Matthew Sigel, chefe de pesquisa de ativos digitais da VanEck, em uma publicação na rede social X nesta quinta-feira (27). De acordo com o executivo, esse movimento é importante pois trata-se do primeiro ETF de Solana a ser registrado nos Estados Unidos.
A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) já aprovou ETFs spot para Bitcoin e Ethereum. No mês passado, a agência aprovou os formulários 19b-4 para ETFs de Ethereum spot. No entanto, a agência ainda precisa dar o aval final para as declarações de registro para que esses ETFs abram negociação. Alguns analistas acreditam que isso pode acontecer em breve.
ETF de Solana à vista?
Conforme o formulário de registro S-1, o “VanEck Solana Trust” será listado na Cboe BZX Exchange, Inc. e “manterá SOL, avaliando suas ações diariamente com base na MarketVectorTM Solana Benchmark Rate”.
Sigel argumentou que SOL é uma commodity porque “funciona de maneira semelhante” ao Bitcoin e ao Ether. No entanto, a SEC classificou SOL como um título ao apresentar acusações contra a exchange de criptomoedas Binance no ano passado.
A discussão sobre se determinadas criptomoedas são títulos sob a jurisdição da SEC ou commodities, sob a jurisdição da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), tem sido um tema recorrente. Sigel destacou que a natureza descentralizada de SOL, sua alta utilidade e viabilidade econômica, alinham-se com as características de outras commodities digitais. Isso, segundo ele, reforça a crença de que SOL pode ser uma commodity valiosa.
- Leia também: Preço do Bitcoin hoje 27/06/2024: Bitcoin fica preso em US$ 61 mil com chances de queda
Casos de uso de SOL
Ele afirmou que Solana tem casos de uso para investidores, desenvolvedores e empreendedores que buscam alternativas às lojas de aplicativos dominantes.
A apresentação desse ETF de Solana pela VanEck ocorre em um momento em que o mercado de criptomoedas continua a evoluir. A aprovação de ETFs de criptomoedas é vista como um passo importante para a integração dessas moedas digitais no mercado financeiro tradicional.
ul>