A Ucrânia está pedindo ajuda ao mundo, e enquanto os países aliados estão ajudando com suprimentos armamentícios, a comunidade cripto está ajudando com criptoativos.
Doem criptoativos
O Governo ucraniano publicou em sua conta no Twitter uma solicitação de ajuda em criptoativos.
Na postagem do Twitter o Governo disse: “Fique com o povo da Ucrânia. Agora aceitando doações de criptomoedas. Bitcoin, Ethereum e USDT”.
E assim indicou indicou os endereços para o envio das ajudas.
Desde então já foram enviados aos endereços de criptoativos do governo ucraniano mais de US$ 4 milhões de dólares em bitcoin (BTC), Ether (ETH), Tether (USDT) e USD COin (USDC).
Devido às restrições do governo em relação aos valores dos saques em dinheiro FIAT permitido para os ucranianos e o cancelamento das transações eletrônicas de dinheiro, a população do país também passou a usar mais os criptoativos.
As transações com BTC aumentaram em mais de 200% no país.
Seria um golpe?
Vitalik Buterin, um dos fundadores do ETH havia pedido que a comunidade cripto aguardasse um posicionamento oficial do Governo ucraniano devido à suspeita de golpe com os criptoativos.
A precaução de Buterin era válida, pois algum poderia ter invadido o perfil do Twitter do Governo ucraniano e poderia estar aplicando um golpe.
Após diversos políticos e pessoas do alto escalão ucraniano confirmarem o pedido, Buterin voltou a público para alertar a comunidade.
Buterin disse em sua conta do Twitter que excluía “seu comunicado por enquanto”, e pediu para a comunidade continuar “vigilante e sempre seja lento e cuidadoso ao enviar transações cripto irreversíveis”.
O embaixador ucraniano Olexander Scherba foi um dos que confirmou que as doações eram legítimas.
Scherba disse que era a primeira vez na história que os criptoativos estavam sendo usados para ajudar a financiar a defesa de um país numa guerra.
O CEO da Tron, Justin Sun, também se mobilizou no Twitter em prol das doações de criptoativos à Ucrânia.
E posteriormente o Governo ucraniano pediu a ajuda de Elon Musk, CEO da Tesla.
Outro que se pronunciou enaltecendo a possibilidade dos criptoativos em prover ajuda em casos de calamidade foi o CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ).
CZ disse em sua conta do Twitter que “uma nova moeda liga as pessoas a você, emocional e financeiramente, globalmente”.