A plataforma de emissão e negociação de tokens não fungíveis (NFTs), OpenSea, começou a bloquear e excluir as contas de usuários russos.
Contas russas congeladas
A plataforma OpenSea passou a bloquear as contas de usuários russos sem aviso prévio e de mais explicações.
Os primeiros casos de bloqueio de restrição de acesso foram registrados há cerca de dois meses.
Os usuários russos afetados reportaram ao portal local, BitsMedia, que ao serem bloqueados receberam uma mensagem de que o recurso estava temporariamente indisponível por motivos técnicos.
Mas de fato se tratava do bloqueio das contas.
Posteriormente o OpenSea enviou mensagem dizendo que a conta havia sido desativada por não seguir os “Termos de Serviço” da empresa.
No comunicado a empresa disse que “isso significa que você não terá mais acesso à sua conta OpenSea. Suas coleções e quaisquer itens dessas coleções foram removidos da lista e não estarão disponíveis para outros usuários”.
Outro ação que o OpenSea está fazendo é não permitir que os usuários russos realizem a verificação primária impossibilitando a abertura da conta.
A plataforma já tomou medidas semelhantes em março do ano passado quando bloqueou as contas de usuários iranianos.
O OpenSea já havia se pronunciado sobre o caso dizendo que estava bloqueando usuários que constavam na lista de sanções norte-americana.
E disse que se descobrissem atividades que violassem as regras de sanções tomariam medidas imediatas para banir as contas.