As Filipinas são um dos mercados mais importantes para transferências monetárias no exterior. Anteriormente, os clientes tinham que ir a uma agência da Western Union. Agora, no entanto, o provedor dos EUA está cooperando com uma empresa filipina FinTech, que permite transferências diretamente para a carteira eletrônica.
O provedor norte-americano de transferências internacionais em dinheiro, Western Union, anunciou recentemente uma parceria com a startup filipina Coins.ph. Isso permitirá que as pessoas nas Filipinas transfiram dinheiro remotamente do exterior diretamente para uma carteira eletrônica. Embora os clientes da Western Union possam enviar dinheiro do exterior, os destinatários precisam visitar a agência para receber o dinheiro enviado, geralmente com longos períodos de espera. Embora exista uma rede bem desenvolvida de locais de WU nas Filipinas – 12.000 em número – em particular, as pessoas que moram fora das cidades tiveram que percorrer longas distâncias para procurar o local mais próximo da operadora norte-americana. Isso agora é facilitado pela cooperação das duas empresas.
Como é um objetivo declarado do cyber-vision, como o Bitcoin, facilitar pagamentos rápidos e transfronteiriços, é apropriado que a tecnologia blockchain baseada em inicialização, como Coins.ph, seja usada para atender a essa visão. O dinheiro transferido da Western Union acaba no e-wallet do destinatário: “Ao combinar a tecnologia de pagamento da Coins.ph com a extensa rede global da Western Union, oferecemos aos filipinos uma maneira perfeita de receber dinheiro digitalmente”, resume o CEO da Coins.ph, Ron Hose no comunicado de imprensa da WU.
Quando o dinheiro estiver no aplicativo, ele poderá ser enviado gratuitamente para outros usuários do aplicativo. Também pode ser usado, por exemplo, para pagar contas de eletricidade, bilhetes de transporte público e mercadorias nas lojas participantes.