Nesta quarta-feira (27.04) deveriam ser lançados fundos negociados em Bolsas de Valores (ETFs) na Austrália, mas os lançamentos foram adiados.
Problema do além
A entidade fiscalizadora dos mercados de risco da Austrália, a ASX Clear, havia liberado o lançamento de ETFs em criptomoedas.
Uma das principais condições era o das empresas de investimentos cumprirem as rigorosas regras para este tipo de investimento, como cobrir os riscos de liquidação das criptomoedas.
Assim, algumas instituições financeiras se propuseram a lançar ETFs de bitcoin e ether em seu preço spot (ratsreado no valor à vista das criptomoedas).
Dentre elas, a Cosmos Asset Management e a ETF Securities informaram que lançariam ETFs em bitcoin e ether, que deveriam ser lançados no dia 27.
Entretanto, o lançamento foi adiado devido a um corretor terceirizado, que aparentemente impediu que estes ETFs fossem lançados esta semana.
A problemática não foi causada por uma entidade governamental, ou pela Bolsa de Valores australiana, a Cboe Austrália.
A informação foi divulgada pelo Australian Financial Review, e as novas datas nem o serviço terceirizado que “atrapalhou” o negócio foram divulgados.
Assim, a espera continuará, lembrando que a proposta de lançamento de ETF spot em bitcoin feita pela Cosmos Asset Management foi feita há mais de 6 meses, e a expectativa era grande para este lançamento.
A Cboe Austrália apenas informou que “as verificações padrão antes do início da negociação ainda estão sendo concluídas”.
Já a ETF Securities confirmou o adiamento, isentando a empresa e a Bolsa de Valores pelo ocorrido.
Kanish Chugh, representante da ETF Securities, disse que “a questão afeta igualmente todos os gestores de fundos e pegou todos de surpresa. Estamos trabalhando para resolver isso o mais rápido possível e continuamos no caminho certo para lançar os primeiros ETFs de bitcoin e ethereum da Austrália”.