A chinesa Alibaba, gigante do e-commerce, anunciou a integração de sistema blockchain de rastreamento à sua plataforma de importação, Koala. Segundo a Sina Finance, o novo sistema de rastreamento foi integrado na última segunda-feira (16).
Segundo o veículo chinês de notícias, a gigante do varejo eletrônico introduziu o sistema blockchain de rastreamento da Ant Financial na plataforma Koala. Assim, os usuários do aplicativo de importação poderão obter informações logísticas detalhadas dos produtos adquiridos através de um QR Code.
Com o novo sistema, a Alibaba pretende resolver problemas tradicionais do setor, como rastreamento de produtos e produtos incompatíveis ou incorretos enviados à clientes. Além disso, a gigante chinesa visa diminuir a dificuldade em determinar a responsabilidade pela cadeia logística de cada compra.
Assim, a Alibaba pode levar a tecnologia blockchain a todos os comerciantes de sua plataforma, atingindo 62 países e 7432 marcas parceiras.
Vale lembrar que a empresa chinesa adquiriu o Koala no final de 2019, por cerca de US$ 2 bilhões. Contudo, o sistema de rastreabilidade blockchain, e sua consecutiva implementação, foram desenvolvidos e implementados apenas após a aquisição.