O preço do petróleo disparou recentemente, com o petróleo dos EUA subindo acima de US $66 por barril pela primeira vez desde a pandemia. Isso se deve ao aumento da demanda à medida que as economias reabrem após o bloqueio na maior parte de 2020. Com a vacinação contra o vírus COVID-19 progredindo bem nos EUA e na Europa, e começando a se firmar na Ásia, as chances de um novo desligamento foram significativamente reduzidas, aumentando as expectativas positivas de que o pior já passou e que a economia mundial está no caminho de uma recuperação sustentada.
Depois de travadas durante a maior parte de 2020, as economias estão mostrando sinais de uma forte recuperação, com um aumento significativo no emprego e espera-se que a demanda por bens e serviços aumente substancialmente. Portanto, espera-se que a demanda por petróleo retorne aos níveis anteriores à pandemia ou até níveis mais altos nos próximos meses, conforme o mundo se abre.
Isso fez com que o preço do petróleo aumentasse constantemente desde o início de 2021, com mais boas notícias sobre as vacinas elevando o preço aos poucos. No entanto, esta semana, o preço do petróleo subiu ainda mais dramaticamente, pois subiu em 25%, apesar do enfraquecimento do dólar. Um dólar forte normalmente torna a compra de petróleo comparativamente mais barata, uma vez que o preço do petróleo é em dólares americanos. No entanto, o aumento de preço de 25% na semana passada ocorreu enquanto o dólar estava mais forte, com o preço de todas as outras commodities caindo.
Então, o que causou o aumento no preço do petróleo, além de um aumento na demanda após a pandemia?
Um evento significativo na semana passada chocou os mercados e fez com que os traders lutassem para comprar petróleo.
O preço do petróleo recuperou para o nível mais alto em quase dois anos em Nova York depois que a OPEP+ chocou os mercados com a decisão de manter a oferta limitada, enquanto a economia mundial começa a se recuperar de uma recessão provocada por uma pandemia.
A OPEP+ decidiu na quinta-feira manter os níveis de produção praticamente estáveis até abril, e a Arábia Saudita também anunciou que prolongaria a sua redução voluntária de produção de um milhão de barris por dia. Isso se deve ao aumento da demanda por petróleo, o que, inadvertidamente, impulsionará o aumento do preço do petróleo.
O grupo implementou reduções de fornecimento sem precedentes em 2020 em um esforço para fornecer um piso enquanto os preços do petróleo caíam para níveis recordes. Portanto, a inação em face do aumento iminente da demanda é vista como um esforço para aumentar o preço do petróleo para melhorar a lucratividade da OPEP+ após um ano terrível em 2020.
Além disso, muitos petroleiros dos EUA também não procuram aumentar a produção de petróleo, planejando a transição para a extração de petróleo com zero de carbono. Portanto, mais esforços serão dedicados à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, ao invés de aumentar a capacidade de produção de petróleo bruto existente.
A CEO da Occidental Petroleum, Vicki Hollub, observou durante uma entrevista que ela não espera que a produção de petróleo dos EUA volte aos níveis pré-pandêmicos. Ela acredita que as empresas se concentrarão na otimização das operações e instalações atuais, em vez de buscar o crescimento a todo custo. No entanto, ele reconheceu que a demanda por petróleo está se recuperando mais rápido do que o esperado, impulsionada principalmente pela China, Índia e Estados Unidos.
Hollub reiterou na quinta-feira que a empresa está trabalhando para atingir a produção líquida de petróleo de carbono zero por meio de seus pesados investimentos na captura de carbono e não no aumento da produção.
Assim, com a maioria dos produtores americanos fora de cena e com a Arábia Saudita cortando a produção, o preço do petróleo deverá subir ainda mais a cada notícia positiva da pandemia.
Os principais bancos estão aumentando as suas metas de preços do petróleo este ano até o próximo. O Goldman Sachs aumentou as suas previsões para o Brent em US $5 e agora vê o Brent em US $80 para o terceiro trimestre de 2021. O JPMorgan aumentou a sua previsão para o Brent em US $3 e o ANZ Banking aumentou sua meta de três meses para US $70. O Citigroup disse que o petróleo pode chegar a US $70 antes do final do mês.
No início desta semana, o petróleo estava sendo negociado acima de $67, enquanto o Brent estava acima de $72. Embora se espera que o petróleo continue ganhando no restante do ano, as suas atuais condições de sobrecompra e resistência de curto prazo podem fazer com que os preços se consolidem tanto para o petróleo quanto para o Brent antes de tentarem subir, especialmente quando os preços. Eles já reagiram ao anúncio de o choque de oferta na semana passada. Caso os preços voltem a cair, as boas áreas de entrada para o petróleo estão em torno de US $53 e para o Brent em torno de US $58.
Minha previsão pessoal é que o petróleo bruto estará em torno de US $90 e o Brent em torno de US $99 até o final deste ano.
Sobre Kim Chua, analista de mercado da PrimeXBT:
Kim Chua é uma especialista em trading institucional com um histórico de sucesso que se estende aos principais bancos, incluindo Deutsche Bank, China Merchants Bank e outros. Com o tempo, Chua lançou um fundo de cobertura que obteve retornos de três dígitos de forma consistente por sete anos. Chua também é uma educadora de coração que desenvolveu o seu próprio currículo de trading para transmitir o seu conhecimento a uma nova geração de analistas. Kim Chua acompanha de perto os mercados tradicional e de criptomoeda e está ansiosa para encontrar oportunidades de investimentos e negociação futuras, à medida que as duas classes de ativos muito diferentes começam a convergir.
As informações fornecidas não constituem, de forma alguma, uma solicitação ou incentivo para comprar ou vender criptomoedas, derivativos, produtos de câmbio, CFDs, títulos e produtos semelhantes. Comentários e análises refletem as opiniões de diferentes analistas externos e internos a qualquer momento e estão sujeitos a alterações. Além disso, não podem constituir um compromisso ou garantia por parte da PrimeXBT. O destinatário reconhece e concorda que, por sua própria natureza, qualquer investimento em um instrumento financeiro é de natureza aleatória e, portanto, qualquer investimento é um risco pelo qual o destinatário é o único responsável. Está especificado que o desempenho de um produto financeiro não prejudica de forma alguma o seu desempenho futuro. O mercado de câmbio estrangeiro e derivados, como CFDs (Contratos por Diferença), Produtos Liquidados com Bitcoin Não Entregáveis, e Contratos Liquidados com Bitcoin de Curto Prazo, envolvem um alto grau de risco. Eles exigem um bom nível de conhecimento financeiro e experiência. A PrimeXBT recomenda a consulta de um profissional financeiro que tenha um perfeito conhecimento da situação financeira e patrimonial do destinatário desta mensagem e seja capaz de verificar que os produtos financeiros mencionados estão adaptados à referida situação e aos objetivos financeiros prosseguidos.
Aviso: O conteúdo deste comunicado de imprensa é de responsabilidade da equipe da PrimeXBT.
O BitNotícias não faz aconselhamentos de compra/venda ou indica serviços.
Quer manter suas criptmoedas em segurança? Use uma hardwallet.
O BitNotícias é parceiro da Ledger Wallet e temos link de compra direto do site oficial, sem intermediários.
Ledger a partir de R$ 389,00 no link abaixo.