A Apple está cobrando taxa de 30% para as transações em tokens não fungíveis (NFTs), e a comunidade cripto não aprovou a decisão da empresa.
Não compensará para produtores e empresas e NFTs, e não ajuda na divulgação e crescimento do mercado
Cada vez mais estão sendo lançados aplicativos de negociação de NFTs na Apple Store, e de acordo com uma publicação do The Information, a Appleestá cobrando das startups 30% de taxa sobre a negociação dos NFTs.
Muitos membros da comunidade cripto fizeram declarações contra a atitude da Apple por utilizar a taxa padrão da plataforma, o que segundo eles torna inviável a comercialização de NFTs na Apple.
A Apple não é uma grande empresa do mercado de NFTs e possui OpenSea, Binance, Rarible, Magic Eden, e Coinbase, entre outras como grandes concorrentes e que cobram taxas bem mais baixas, na casa dos 2,5% a 5%.
Mas o The Information lembrou que praticamente todos os segmentos sociais e econômicos possuem aplicativos na Apple Store e o mercado de NFTs terá a sua evolução dificultada na plataforma devido às altas taxas.
Isto impacta em todos os tipos de empresas, desde as de comércio de produtos, as de redes sociais, e as de investimentos.
Tim Sweeney, CEO da Epic Games, disse m sua conta do Twitter que “agora a Apple está matando o negócio de NFT, que é dedutível de impostos. Está destruindo uma tecnologia nascente que pode competir com serviços de itens de jogo terríveis e superfaturados”.
Em outra postagem disse que “a Apple vai destruir todos os mercados que não pode tributar”.
A Epic Games já teve problemas com a Apple exatamente devido a taxas e comissões dentro do App Store.
Sweeney há muito tempo argumenta que as taxas de comissão da Apple não são favoráveis aos desenvolvedores e trazem poucos benefícios para o crescimento da indústria cripto.
Já a página FOSS Patents disse que os custos reais de um produtor de NFT excedem os 30% cobrados em taxas pela Apple.
Também disse que “a imposição da Apple de seu imposto de aplicativos sobre vendas de NFT é abusiva, mas consistente: as startups de NFT devem negociar fora da App Store ou pagar a comissão da Apple”.
E Sidney Zhang, cofundador e diretor de tecnologia da plataforma Magic Eden, disse que as comissões da Apple são as culpadas por manter os investidores de NFTs longe da App Store.