A chegada da nova atualização do Bitcoin Core, o software de código aberto usado para manter a rede Bitcoin ativa, apresenta diversas melhorias gerais e várias correções. Porém, a mudança mais significativa da atualização 0.19.1 é a adição de endereços bech32 como nova opção padrão na carteira Bitcoin.
Os endereços bech32, que trazem seus endereços começando com os dígitos “bc1”, trazem benefícios consideráveis ao Bitcoin Core, como por exemplo, menores custos, QR Codes menores e proteção aprimorada contra erros de digitação, já que a nova tecnologia não diferencia letras maiúsculas e minúsculas dos endereços.
Caso seja necessário, o usuário poderá escolher outros tipos de endereços, pois o bech32 ainda não é suportado em todos os lugares.
A atualização também adiciona três novas chamadas de procedimento remoto (RPCs), getbalances, setwalletflag e getblockfilter, trazendo mais funcionalidades aos usuários.
Além disso, mais um dúzia de outros RPCs já existentes foram atualizados para suas versões mais recentes, e vários outros RPCs obsoletos foram removidos.
Mudanças menos notáveis, como suporte a pagamento BIP70, foram removidas, enquanto outras, como suporte ao protocolo PSBT, que melhoram a maneira como fazer transações que exigem múltiplas assinaturas, foram adicionadas.
De acordo com Luke Dashjr, desenvolvedor do Bitcoin Core, cerca de 35% dos usuários já estão executando a nova versão, enquanto o restante ainda rodam versões desatualizadas do software.