O Banco da Jamaica publicou, nesta sexta-feira (17), um comunicado convidando empresas de soluções de tecnologia a desenvolverem possíveis soluções para a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC). Assim, as empresas interessadas têm até dia 7 de agosto para enviar os detalhes de seus projetos à autarquia financeira.
De acordo com o comunicado, os projetos serão testados na recém lançada Fintech Regulatory Sandbox. Assim sendo, o período de testes no sandbox pretende conduzir diversos experimentos antes que as soluções sejam introduzidas na economia. De fato, o novo sandbox jamaicano irá permitir que as soluções sejam testadas, garantindo a proteção adequada ao consumidor e a privacidade dos dados.
Contudo, o Banco Central ainda destaca que o projeto se trata para a criação de uma moeda digital emitida pelo banco central, e não uma criptomoeda. Desta forma, a nova moeda digital será tratada como uma moeda fiduciária.
A autarquia afirmou que pretende usar a nova CBDC como uma alternativa mais eficiente e segura ao sistema de pagamentos atual. Além disso, com a nova moeda digital, o Banco da Jamaica também pretende promover a inclusão financeira no país.
Entretanto, até o momento, o Banco Central ainda não especificou se pretende usar a tecnologia blockchain para emissão e controle de sua CBDC.