- Binance endurece critérios e promete mais segurança nas listagens.
- Corretora remove quatro tokens e distribui 200 milhões de SIGN.
- Novas regras priorizam adoção, relevância e segurança dos projetos.
A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta sexta-feira (25) uma revisão completa em seu sistema de listagem e remoção de tokens. A empresa, que atualmente negocia 482 criptomoedas, promete adotar critérios mais rígidos para selecionar e excluir projetos.
As mudanças surgem apenas duas semanas após Changpeng Zhao, fundador da corretora, criticar os modelos de listagem usados atualmente por várias exchanges, incluindo a própria Binance.
Novos critérios para listagens e remoções
A atualização do processo abrange várias frentes da Binance, como o Binance Alpha, Binance Futures, Binance Spot, além dos programas de lançamentos como Launchpool, Megadrop e Hodler Airdrop. Cada modelo seguirá critérios mais específicos, de acordo com a maturidade e o perfil dos projetos.
No Binance Alpha, a corretora separou os projetos em duas categorias, os que já possuem negociação ativa no mercado e aqueles que pretendem realizar um airdrop em parceria com a plataforma.
Para ambos os casos, a Binance promete observar critérios como adoção pela comunidade, modelo de negócios, e relevância para o setor.
Já para a análise de memecoins, a corretora declarou que dará peso ao tamanho da base comunitária e à influência cultural do ativo. Em todos os casos, fatores como modelo de distribuição, segurança e histórico dos desenvolvedores também entram no processo de avaliação.
No segmento Binance Spot, a Binance analisará a performance das criptomoedas tanto no mercado de à vista quanto nos derivativos. Entre os fatores considerados estão volume, liquidez, volatilidade e valor de mercado.
Impacto no mercado e primeiros reflexos
Além das mudanças para inclusão de novos tokens, a Binance reforçou os critérios para remoção de criptomoedas. O novo modelo foca em governança da equipe, desempenho de mercado e segurança da rede. Projetos abandonados, com baixa liquidez ou com sinais de manipulação de preço poderão ser excluídos rapidamente.
Como exemplo, a Binance anunciou a remoção de quatro ativos, Alpaca Finance (ALPACA), PlayDapp (PDA), Viberate (VIB) e Wing Finance (WING). Em contrapartida, distribuiu 200 milhões de unidades do novo token Sign (SIGN) para a comunidade.
Com isso, a corretora deixa claro que pretende tornar seu ecossistema ainda mais seguro e atrativo para investidores, num momento em que a competição entre exchanges aumenta e a pressão regulatória se intensifica globalmente.