Como o co-fundador da Morgan Creek Digital, Anthony Pompliano, observou em redes sociais em 17 de abril, o volume de transações “on-chain” do Bitcoin cresceu para US$ 7 bilhões por dia no início desta semana.
Esses números vieram puramente de transações padrão, não aquelas feitas “off-chain”, por exemplo, através da Lightning Network.
Em contraste, observa Pompliano, algumas redes baseadas em fiat lidam significativamente menos – e podem até perder para o Bitcoin à medida que avança.
Especificamente, a Venmo, do PayPal, que oferece transações instantâneas baseadas em banco de dados e taxas de transação quase zero, movimentou US $ 62 bilhões em valor no ano passado.
Isso significa que, em um dia, o Bitcoin alcançou 11% do volume anual da empresa.
“O Bitcoin é o aplicativo matador”, resumiu ele, referindo-se a um debate de longa data sobre se o BTC se tornará ou não o fenômeno definitivo de criptomoedas de longo prazo.
Atualmente, o Bitcoin tem um total diário de transações de cerca de 350.000, segundo dados da Blockchain.com.
Adoção real
Seus comentários chegam no momento em que o preço do Bitcoin de US $ 5.297,39 + 0,04% continua a subir acima de US $ 5.000 este mês, uma nova tendência que provocou aumento de volumes em todo o ecossistema de criptomoeda.
Em março, as transações em cadeia atingiram um nível não visto por 15 meses, limitando a tendência que havia contrabalançado com os preços anteriormente declinantes até 2018.
Com relação à prontidão do Bitcoin em usurpar os players do mercado, uma extensa análise já fez afirmações ousadas sobre uma grande sacudida de mercado chegando a dez anos.
Como o Bitcoinist relatou, os números da startup de software DataLight, publicada no início de abril, caracterizaram a Bitcoin como já tendo a capacidade de se tornar a principal rede de pagamento do mundo.
“Os sistemas de pagamento tradicionais desenvolveram suas empresas por até 60 anos antes de se tornarem líderes da indústria.”, resumem os pesquisadores.
“Eles se desenvolveram gradualmente, conquistando região após região, ao contrário do Bitcoin, que se tornou mundialmente disponível imediatamente. Em apenas 10 anos, o Bitcoin conseguiu competir com os líderes da indústria de sistemas de pagamento.”
A DataLight, no entanto, previu que seriam soluções off-chain – especificamente Lightning – o que daria à Bitcoin vantagem competitiva sobre rivais como Visa e MasterCard.
Essas redes, no momento, podem lidar com 65.000 e 40.000 transações por segundo, respectivamente.
Os dados de transação do BTC também o diferenciam das altcoins neste mês.Apesar da Weiss Ratings defender a atividade de rede de ativos como a Tezos, o valor real representado por essas transações é uma fração do valor movido pela rede Bitcoin.
A própria Weiss pareceu reconhecer parcialmente esse fato.
“É claro que nem todas as transações são qualitativamente as mesmas. Uma transferência de Bitcoin de US$ 10 milhões é obviamente mais importante do que um voto simples ou “like” no Steem.”, resumiram os executivos.
Em 2018, a rede Bitcoin transferiu mais de US $ 3,2 trilhões apesar de uma queda de 80% no preço.