Em meio aos supostos problemas financeiros que poderiam levar as empresas FTX e Alameda Research à insolvência, mais uma Organização parceira está cobrando informações que assegurem a saúde financeira das empresas comandadas por Sam Bankman-Fried.
A semana começou agitada no mercado cripto com os supostos problemas financeiros das empresas Alameda Research e FTX. Primeiro foi a Binance pulando fora de antemão deste barco que pode naufragar; agora é a BitDAO cobrando respostas para não fracassar junto
A organização descentralizada, BitDAO, está pedindo à Alameda Research que forneça provas da suficiência de liquidez da empresa supracitada e da exchange de criptoativos, FTX.
A BitDAO formalizou um acordo com as empresas de Sam Bankman-Fried em 2021, firmaram uma contraconversão de 100 milhões de tokens BIT (BitDAO) em 3,36 milhões de tokens FTT, da FTX.
O acordo de troca de tokens exigia que a Alameda Research mantivesse os tokens BitDAO por pelo menos três anos.
Após queda repentina no preço dos tokens BIT em aproximados 20%, a BitDAO pediu esclarecimentos urgentes à Alameda Research e à FTX, confirmando a implementação do acordo de custódia de token comunitário.
A comunidade BitDAO, responsável pelas exchanges de criptoativos Bybit e Pantera, temem que a Alameda Research possa liquidar os 100 milhões de tokens BIT causando assim um impacto negativo no preço de mercado do token.
De acordo com o BitDAO, se dentro do prazo de 24 horas da solicitação a Alameda Research não fornecer as devidas informações, a comunidade BitDAO poderá tomar medidas emergenciais contra os criptoativos da FTX.
“Se uma resposta à nossa solicitação não for fornecida, a menos que evidências alternativas abrangentes sejam fornecidas, o Tesouro da BitDAO iniciará uma votação da comunidade sobre como lidar com o FTT”, disseram representantes da BitDAO.
Há rumores de que a Alameda Research possa estar liquidando ativamente tokens alternativos para proteger o FTT.
A BitDAO já lançou uma proposta para votação comunitária que permitirá que sejam rastreados e verificados os compromissos de troca FTT-BIT.
A tensão foi instaurada no mercado cripto após o CEO da Binance, Changpeng Zhao, dizer que não confia mais na FTX e que liquidaria todas as suas posições em FTT.
Zhao disse que para prevenir a queda brusca do preço do criptoativo não faria a venda de imediato, e fracionaria as liquidações em alguns meses.
Mesmo assim a tensão está instaurada no mercado cripto, que já sofreu um grande baque quando outra empresa do mercado, a Terraform Labs, praticamente quebrou com a perda do peg de sua stablecoin UST e seu token LUNA, deixando grandes prejuízos para investidores e empresas que se tornaram insolventes por investirem grandes valores nestes tokens.