Em uma reviravolta surpreendente no mercado de criptomoedas, a Bitstamp, uma das mais antigas e renomadas exchanges de criptomoedas, anunciou a suspensão permanente do trading de várias altcoins, incluindo Solana (SOL) e Polygon (MATIC), para seus usuários baseados nos Estados Unidos. A medida entrará em vigor a partir de 29 de agosto de 2023.
Além de Solana e Polygon, outros tokens afetados pela decisão são Axie Infinity (AXS), Chiliz (CHZ), Decentraland (MANA), NEAR Protocol (NEAR) e The Sandbox (SAND), todos eles foram considerados valores mobiliários pela Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC).
Para quem não está familiarizado, a Bitstamp foi fundada em 2011 e tem sua sede atual em Luxemburgo. Segundo dados do CoinGecko, nos últimos 24 horas, a exchange movimentou aproximadamente 175 milhões de dólares. Ela foi uma das primeiras exchanges de criptomoedas do mercado.
Bitstamp
A decisão inesperada gerou muitas especulações sobre as razões que levaram a Bitstamp a tal medida. A exchange não detalhou explicitamente os motivos da suspensão, mas insinuou que a movimentação da SEC em classificar todos os sete tokens como valores mobiliários não registrados em suas reclamações contra outras gigantes do mercado, como Binance e Coinbase, pode estar por trás dessa escolha.
Em comunicado oficial divulgado na terça-feira, a Bitstamp declarou:
“Na Bitstamp, temos um framework abrangente em vigor para avaliar continuamente as criptomoedas que oferecemos, levando em consideração o dinâmico ambiente regulatório. Considerando os desenvolvimentos recentes, estamos fazendo algumas mudanças em nossas ofertas de criptomoedas – especificamente para nossos clientes residentes nos Estados Unidos”.
Uma ressalva importante para os detentores destas altcoins é que, embora as atividades de trading para estes sete tokens sejam interrompidas, os usuários ainda podem mantê-los em suas contas e retirá-los sempre que desejarem.