Os mecanismos de busca da China registraram um crescimento consistente da palavra Bitcoin. O aumento veio depois da nova ascensão do criptoativo.
Aumento nas pesquisas
Nos últimos 9 meses, o Bitcoin teve um aumento de 167%, o criptoativo passou de US $ 3736 para pouco mais de US $ 10000. Para o analista de mercados globais, Alex Krüger, essa foi a razão para o aumento do interesse dos chineses pelo criptoativo, conforme mostra relatório dos principais mecanismos de procurar na internet na China.
Para Krüger, além do aumento no valor do Bitcoin, o que beneficiou o aumento foi à guerra comercial, ele afirma: “as pesquisas de Bitcoin aumentaram da mesma forma que as pesquisas sobre guerra comercial e Trump aumentaram”.
O Bitcoin para vários países tem representando uma espécie de refúgio para controles de Estados ou mesmo de embargos econômicos provenientes de políticas públicas de superpotências. Na China, a população também tende a usar a criptomoeda como salvação.
Dificuldade de criptomoedas na China
A China havia por muito tempo proibido a comercialização de criptomoedas na região, dificultando a negociação no país. O fato fez com que o volume de negociações do Bitcoin fosse migrado para Hong Kong desde o início de 2018.
A movimentação de Bitcoin no país antes tinha um impacto muito grande no preço da negociação do ativo, entretanto, com as medidas que o governo impôs, esse impacto diminui drasticamente. Contudo, caso o crescente interesse pelo ativo se concretize em negociações de chineses mesmo que seja pelo intermédio de Hong Kong ,esse impacto pode voltar a ser considerável para os preços do Bitcoin.