A empresa de empréstimos de criptomoedas falida Celsius Network resolveu rever o seu plano de recuperação após um “feedback” da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) “sobre certos aspectos do Plano”.
Diante da pressão do regulador, a empresa desistiu de manter no plano o serviço de staking de criptoativos. Assim, irá focar apenas na atividade de mineração quando migrar para a nova empresa registrada em Delaware.
De acordo com o processo judicial, a Celsius Network apresentou o seu plano de falência atualizado na segunda-feira (20), revelando uma transição para focar exclusivamente na mineração de Bitcoin.
Conforme o novo plano, a Celsius formará uma nova entidade, que se chamará “Mining NewCo”. Esta empresa se dedicará à mineração de Bitcoin e será de propriedade de clientes Celsius.
Novo plano da Celsius
A reorganização da empresa do processo de falência é responsabilidade da Fahrenheit Holdings – um consórcio que inclui Arrington Capital e U.S. Bitcoin Corp. A Fahrenheit ganhou uma licitação para adquirir Celsius em maio de 2023. O cronograma previsto para distribuições de ativos aos credores permanece definido para o início de 2024.
A mineração de Bitcoin era o negócio principal da nova empresa proposta. Mas o “feedback” parece ter levado as partes interessadas a determinarem que “certos” ativos que deveriam ser transferidos para Fahrenheit Holdings serão agora, “por razões regulatórias”, retidos pelas propriedades de Celsius.
A Celsius interrompeu os saques e entrou em falência em meados de 2022. Em julho deste ano, o Departamento de Justiça dos EUA apresentou várias acusações criminais de fraude contra o então CEO da empresa, Alex Mashinsky.
Como parte do processo de falência da empresa, as partes concordaram que a Celsius devolveria cerca de US$ 2 bilhões em criptomoedas aos titulares de contas, um passo significativo para resolver reivindicações dos credores.