O protocolo da ChainLink é um dos mais inovadores do ecossistema cripto e das blockchains.
O ChainLink já oferece uma série de funcionalidades a outras blockchains como a do Ethereum, Bitcoin, PolkaDot, AAVE, KAVA, Cosmos, Poligon, Tezos, entre outros.
Criado em 2017, o protocolo de oráculos descentralizados é amplamente utilizado em contratos inteligentes, no sistema DeFi, e inclusive em NFTs.
O que a ChainLink faz é criar soluções e implementar inovações em redes de blockchain principais fornecendo aos seus desenvolvedores um pacote muito amplo de serviços e dados.
Agora a ChainLink está apresentando um conjunto de inovações que segundo seu cofundador, Sergey Nazarov, é o “grande salto à frente porque redefine o que as pessoas podem construir”!
O protocolo ChainLink será atualizado e para isso foi apresentado o White Paper: Chainlink 2.0: Next Steps in the Evolution of Decentralized Oracle Networks (Chainlink 2.0: Próximas etapas na evolução de redes Oracle descentralizadas).
O documento é constituído de 136 páginas e traz com detalhes as inovações do protocolo.
Umas das principais delas, a implementação dos contratos inteligentes híbridos.
Trata-se de um sistema de combinação de recursos de aplicativo de contrato inteligente de blockchain e provas, dados e cálculos do mundo off-chain (fora da cadeia).
O novo recurso permitirá que as blockchains e os contratos inteligentes se conectem a qualquer recurso off-chain ou API da internet.
De acordo com seus desenvolvedores a inovação oferecerá “uma camada de computação off-chain segura que depende parcialmente de blockchains para segurança, mas opera com conectividade, riqueza de recursos e escalabilidade de sistemas fora da cadeia”.
O Chainlink 2.0 também vai criar uma plataforma de Redes Oracle Descentralizadas (DONs) interoperáveis, onde cada uma terá um conjunto de nós que poderão transferir dados bidirecionalmente e executar computação fora da cadeia descentralizada usando vários protocolos de consenso.
Com isto um conjunto crescente de serviços descentralizados Chainlink “alimentarão uma vasta gama de aplicativos de contrato inteligentes seguros e ricos em recursos, capazes de oferecer suporte a um conjunto muito mais amplo de usuários e casos de uso”, descreveram os desenvolvedores do novo protocolo.
O White Paper é uma visão de longo prazo de como a Chainlink irá evoluir.
A equipe disponibilizou um Fórum no documento para que a comunidade possa discutir e contribuir com o protocolo.
A tecnologia blockchain está se desenvolvendo de forma espetacular, e o que propõe o ChainLink 2.0 dentro a tecnologia descentralizada é um grande passo neste sentido.