O Paris Saint-Germain, renomado clube de futebol francês, estabeleceu um marco no mundo esportivo ao se tornar o primeiro clube a operar como um validador para a Chiliz Chain.
We're excited to announce that @PSG_inside is partnering up with Chiliz to become the first ever sports club validator of a blockchain. 🤝🌶️
Paris Saint-Germain commits to reinvesting all validator revenue into buying back $PSG Fan Tokens. ⚽#ChilizChain ⚡ $CHZ
— Chiliz ($CHZ) – The Sports Blockchain ⚽🏆 (@Chiliz) February 22, 2024
Anunciado em 22 de fevereiro, o PSG agora oferecerá serviços de validação para a Chiliz Chain, comprometendo-se a reinvestir todas as receitas geradas pela validação da rede na recompra de PSG Fan Tokens.
Esta iniciativa visa fomentar uma ‘economia digital autossustentável’ que beneficie os usuários, reforçando a interação entre o clube e seus fãs através da tecnologia blockchain.
Benefícios econômicos e engajamento dos fãs
A Chiliz retém 20% das taxas de transação da rede, enquanto os 80% restantes são destinados aos validadores e delegados da rede.
O programa de recompra, executado por meio de contratos inteligentes pelo validador ou por exchanges descentralizadas na Chiliz Chain, ocorrerá em intervalos definidos para fortalecer consistentemente a economia digital do clube.
Essa estratégia garante que uma parte significativa da receita dos validadores do clube, proveniente de taxas de gás e inflação da oferta, seja reinvestida no suprimento do PSG Fan Token.
Expansão do ecossistema Chiliz e perspectivas futuras
A Chiliz, que afirma hospedar um ecossistema ‘SportsFi’ de US$ 1 bilhão, possui a plataforma Socios, permitindo que os usuários comprem e negociem ‘Fan Tokens’ emitidos em parceria com clubes esportivos líderes, incluindo o token PSG.
Os detentores de Fan Tokens recebem benefícios como acesso a conteúdo exclusivo, participação em decisões gerenciais do clube, como designs de camisas, e ofertas de mercadorias exclusivas.
A parceria entre PSG e Chiliz também incluirá a co-organização de um hackathon web3 no estádio Parc Des Princes no terceiro trimestre de 2024, reunindo desenvolvedores para inovar em novos produtos que utilizam a Chiliz Chain e os PSG Fan Tokens.