Os relatórios recentes da Coin Metrics afirmam que aproximadamente 1,6 milhão de BTC foram perdidos para sempre, por meio de transações duplicadas, recompensas de mineração não reivindicadas ou roubo.
No mês passado, a rede comemorou um grande marco quando o bloco 600.000 foi extraído, colocando a oferta de circulação do Bitcoin em cerca de 18 milhões de BTC.
No entanto, uma inspeção adicional mostrou que o suprimento real era muito menor do que isso.
Quando somadas, as moedas perdidas totalizaram mais de 1,6 milhão, empurrando o suprimento real de Bitcoin para pouco mais de 16,4 milhões de BTC.
A escassez do Bitcoin
A pesquisa descobriu que as moedas comprovadamente perdidas eram as moedas de gênese, transações duplicadas, recompensas de mineração não reivindicadas e outputs OP_return.
Dê o Próximo Passo e Invista Agora
O primeiro bloco do Bitcoin, chamado de bloco de gênese, contém uma transação com uma saída de 50 BTC que não foi incluída na razão do Bitcoin, enquanto as duas únicas instâncias de transações duplicadas na rede resultaram na remoção de 100 BTC da blockchain. Pouco mais de 3 BTC foram incorporados ao blockchain como mensagens, tornando-os efetivamente insustentáveis para sempre.
Antes da padronização das saídas OP_RETURN, uma quantidade significativa de moedas era enviada para endereços falsos para queimá-las. Atualmente, três desses endereços falsos são responsáveis por mais de 2200 BTC, que não são perdidos para sempre, mas provavelmente não serão recuperados.
Outra categoria de moedas que provavelmente está perdida para sempre são as “moedas zumbi”. De acordo com a Coin Metrics, essas são as moedas que ficam inativas há anos. Mas, diferentemente de algumas estimativas que colocam seu número próximo a 4 milhões, o relatório considerou apenas os 1,5 milhões de BTC que estão estagnados desde julho de 2010.
A categoria final de moedas consideradas perdidas pelo relatório são conhecidas como moedas roubadas. Como a natureza da razão do Bitcoin facilita o rastreamento dessas moedas, é altamente improvável que elas sejam inseridas novamente em circulação.
Cerca de 200.000 BTC foram perdidos em apenas dois roubos – 80.000 BTC foram roubados da MtGox em 2011, enquanto pouco menos de 120.000 desapareceram da Bitfinex em 2016.
Embora existam apenas 182 bitcoins comprovadamente perdidos, o relatório supõe que pelo menos 1,5 milhão provavelmente esteja perdido para sempre.
Isso significa que o suprimento circulante real do Bitcoin é muito menor do que deveria ser, de acordo com o número de blocos.
Com um suprimento líquido de cerca de 16,3 milhões e menos de 3 milhões restantes, o Bitcoin está se tornando mais escasso a cada dia que passa.