O processo impetrado pela Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA contra a Binance aflorou o desgosto da comunidade cripto contra as diretrizes legais da entidade regulatória, e enalteceu o apoio da comunidade à maior exchange cripto do mundo.
Após a divulgação do processo de SEC houve grande retirada de fundos da Binance por parte dos usuários, e a exchange não travou os saques em mais uma situação arbitrária vivida pela exchange.
Com resiliência a exchange enfrentou dois invernos cripto, uma larga ‘perseguição’ regulatória global, a quebra do protocolo LUNA, a quebra da FTX, e o processo da SEC contra a Paxos e a stablecoin BUSD. Agora, com mais esta ação legal a comunidade cripto se voltou em peso a favor da Binance e aumentou seu desgosto pela SEC.
- Leia também: Franklin Templeton, gerente de ativos de US$ 1,5 trilhão, vai investir milhões em Bitcoin
CZ e Binance têm pleno apoio da comunidade cripto
Em postagem no Twitter nesta terça-feira (06), Changpeng Zhao (CZ), CEO da Binance, pontuou algo interessante sobre a resposta que a comunidade cripto está dando em relação às medidas legais tomadas pela SEC e pelos Estados Unidos contra a indústria cripto.
CZ disse: ‘se você tiver que brigar com todo mundo, talvez você seja o culpado’. Esta é uma referência direta a Gary Gensler, presidente da SEC, que há tempos vem de forma deliberada enquadrando empresas e protocolos cripto em problemas legais, mesmo a entidade não tendo uma clareza regulatória.
Em outras postagem, CZ retwitou postagem de B (Da Viking) que diz que: Toda a indústria cripto deve se UNIR contra o último ataque da SEC contra a Binance. A denúncia da SEC acusa CZ e afiliadas de oferecer valores mobiliários não registrados. NÃO COMETA ERROS: Este é um ataque contra TODA a indústria de criptomoedas’.
De fato, CZ repostou em sua conta do Twitter diversas menções de suporte à exchange ou contra a SEC, como diversas reportagens em noticiários que exaltaram certa perseguição da SEC contra a exchange e o mercado cripto.
Uma delas diz respeito à China, pois enquanto Hong Kong aprovou a negociação de diversos criptoativos no início de junho, a SEC acusa a Binance de comercializar parte destes ativos dias depois.
Neste sentido, vale lembrar que recentemente a Binance obteve certificações ISO 27001 (segurança da informação) e ISO 27701 (privacidade de dados) na França, Emirados Árabes Unidos e Bahrein.
Em postagem da LastCall, da CNBC, citando o processo, o jornal questionou a liderança dos EUA diante das evoluções digitais e dos ativos financeiros, em clara suposição de que a tecnologia blockchain e os criptoativos liderarão tais vertentes.
- Leia também: DOT não é listada em processo da SEC contra a Binance e comunidade volta a falar em software
CZ inclusive fez uma enquete a qual perguntou: ‘Quem protege mais você?’ Como opção de resposta colocou a SEC e a Binance. No momento desta redação o score da pesquisa era de 85% a Binance e 15% a SEC.
Antes disso, CZ compartilhou postagem do próprio Gensler indagando se o presidente da SEC já havia lido os comentários da própria postagem. Nesta, Gensler anuncia o processo incluindo as 13 acusações distribuídas em 136 páginas de um processo legal.
Em sua postagem, Gensler alega que CZ e a Binance ‘se envolveram em uma extensa rede de enganos, conflitos de interesse, falta de divulgação e evasão calculada da lei’. Em sua postagem, Gensler ainda faz uma certa provocação a fala do chefe da Binance de 2018, quando CZ tinha uma mentalidade totalmente descentralizadora.
Sun (Tron) e Hoskinson (Cardano) saem em defesa da Binance
Justin Sun, fundador do protocolo Tron, veio a público em sua conta do Twitter em defesa de CZ e da Binance. Vale lembrar que no mês de março deste ano a EC entrou com ação contra Sun e diversas de suas empresas.
Sun deixou seu ‘apoio inabalável’ a CZ, e disse estar ‘plenamente ciente de sua dedicação ao avanço da indústria de criptomoedas, e suas habilidades e ética são irrepreensíveis’. No longo texto, Sun ressaltou que CZ ‘não está sozinho’, não importando os problemas futuros.
Já Charles Hoskinson disse em sua conta do Twitter que estava lendo o processo na íntegra, e fez diversas pontuações sobre uma suposta autocracia da SEC diante dos ativos digitais.
‘Um evento regulatório é onde você tem um debate sobre a conformidade com uma lei ou orientação. Este evento parece ser um desacordo filosófico político com a própria existência de criptomoedas e o que elas representam. Um grupo não eleito de pessoas decidiu que conceitos como identidade auto-soberana, possuir sua carteira e a liberdade de controlar sua agência econômica devem ser removidos das massas e dados aos poucos “iluminados”‘, disse Hoskinson.
No final disse que faria mais ponderação sobre o processo, e que ‘nós vamos ficar bem’, em referência ao mercado cripto. ‘Está tudo bem e o futuro é brilhante para a indústria’, finalizou.