A Coreia do Norte está usando criptomoedas para escapar de sanções e financiar o desenvolvimento de armas nucleares, segundo um novo estudo publicado pelo The Independent.
A Coreia do Norte tem consistentemente negado as acusações de envolvimento no crime cibernético para evitar as sanções, mas tem mostrado um interesse considerável em criptomoedas nos últimos anos.
Esta semana, o país sedia sua primeira conferência internacional sobre tecnologia blockchain e criptomoedas em Pyongyang, embora a mídia estrangeira não possa participar.
Cidadãos de Israel, Japão e Coréia do Sul também não são bem-vindos no evento, embora um site promovendo o evento alega que mais de 100 especialistas internacionais estarão presentes.
O estudo mais recente aconselhou os países a agir com urgência para evitar o “risco sistêmico” representado pela Coreia do Norte por meio da exploração da criptomoeda.
“Se realizado com a devida urgência … os países da região podem se tornar menos vulneráveis aos riscos da atividade norte-coreana de criptografia.”, concluiu o estudo.