Mais de um milhão de sul-coreanos já adotaram a versão digital baseada em blockchain da carteira de motorista. De acordo com a Statista, isso representa aproximadamente 3% de toda a população de motoristas do país em 2019. Na época eram aproximadamente 32,6 milhões de motoristas. O documento oficial é registrado em uma blockchain e pode ser utilizado através do aplicativo PASS.
A carteira de motorista se tornou o primeiro documento de identificação digital que o Ministério da Ciência e ICT a aprovou. Contudo, o projeto foi lançado em maio pela Agência Nacional de Polícia em parceria com a Autoridade de Trânsito Rodoviário da Coréia do Sul. Além disso, a parceria também contou com os três maiores provedores de telecomunicações do país, a SK, a KT e a LG U +.
Assim, durante o último mês, 27 autoescolas da Coreia do Sul já utilizavam o PASS para renovar e reemitir as carteiras de motoristas digitais. Além disso, as agências policiais do país também usam a carteira de motorista digital para identificação e comprovação de idade.
Inclusive, qualquer cidadão pode apresentar sua carteira de motorista por meio do aplicativo para comprar álcool ou cigarros, proibidos para menores de idade no país. De fato, o usuário só precisa confirmar seus dados, como nome e idade, através de um QR Code que é lido pelo atendente de lojas de conveniência e mercados.
Outros setores também já estão pesquisando maneiras de integrar esses documentos digitais em seus sistema. Entre os setores interessados se encontram o de aluguel de automóveis e o de viagens compartilhadas. Os documentos seriam usados tanto para a verificação, quanto para a confirmação de reservas entre outros.