Bitcoin SV (BSV) – a altcoin que surgiu durante o hard fork do bitcoin cash (BCH) em novembro passado e que ganhouo apelido de “Satoshi Vision” – esteve nos noticiários de cripto esta semana. A BSV é notoriamente apoiada por Craig Wright, um empresário australiano, cientista-chefe de sua startup chamada nChain e autoproclamado Satoshi Nakamoto.
A maratona de delistagem foi precedida pelo confronto de Craig Wright com uma personalidade anônima do Twitter apelidada de Hodlonaut, que também organizou a campanha Lightning Torch. De acordo com o canal de notícias Crypto Coingeek (fundado pelo bilionário Calvin Ayre, que tem sido contundente sobre seu apoio ao BSV), Hodlonaut atacou o empresário australiano com tweets ofensivos, chamando-o de “um golpista muito triste e patético”. “Claramente doente mental ”, e supostamente participando da criação da hashtag #CraigWrightIsAFraud.
Em 11 de abril, a Coingeek chegou a estabelecer uma recompensa de US$ 5.000 em BSV por informações sobre a verdadeira identidade de Hodlnaut, enquanto exigia que o usuário do Twitter pedisse desculpas publicamente a Wright tanto na plataforma de mídia social quanto durante uma audiência pública. O artigo continha linguagem informal, supostas fotos de Hodlonaut, sua localização aproximada, e explicitamente exigia que sua identidade deixasse de ser anônima:
“Wright está exigindo que o indivíduo por trás da conta da @Hodlonaut twite um pedido de desculpas a ele, faça uma declaração em tribunal aberto se desculpando com Wright e reconheça a falsidade das alegações feitas contra Wright. Em vez disso, Hodlonaut parece ter se escondido sob a saia de sua mãe e não está em lugar nenhum ”.
Peter McCormack, apresentador do podcast “What Bitcoin Did”, é outra pessoa que foi abordada pela equipe jurídica de Wright. De acordo com os tweets de McCormack, depois que ele marcou a conta de Calvin Ayre para declarar que Wright é uma fraude e forneceu seu endereço pessoal em Bedford, no Reino Unido, para correspondência legal, ele supostamente recebeu uma carta da SCA Ontier LLP, uma firma de advocacia com sede em Londres. Nela, como no caso de Hodlonaut, foi solicitado a se desculpar publicamente com Wright no Twitter e no tribunal.
McCormack, em seguida, compartilhou o que ele chama de sua “resposta formal”, onde ele se recusou a pedir desculpas a Wright e pediu-lhe para fornecer provas que confirmam que ele é Satoshi Nakamoto. Em 18 de abril, McCormack teria sido processado em 100.000 libras esterlinas (cerca de US$ 130.000).
A situação se intensificou em 11 de abril, quando Changpeng Zhao, fundador e CEO da Binace – atualmente a quarta maior exchange do mundo – avisou que ele iria retirar o BSV (que negocia sob o ticker BCHSV na plataforma) se o criador da altcoin, Craig Wright, não corrigisse seu comportamento.
A comunidade reagiu ao aviso de Zhao, pedindo a várias exchanges para remover o BSV e dando início a uma hashtag #DelistBSV.
Em 15 de abril, Binance anunciou oficialmente que retiraria o BSV. Especificamente, a exchange informou que, a partir de 22 de abril, retirará a altcoin e deixará de negociar todos os seus pares de negociação. Mais tarde, no dia 15 de abril, a exchange anônima ShapeShift e o fornecedor de dados de cripto e a carteira Blockchain.com também anunciaram que estavam abandonando o BSV.
Da mesma forma, a principal exchange dos Estados Unidos, Kraken, decidiu retirar o BSV após os resultados de uma pesquisa no Twitter.
A empresa de Wright, nChain, que projetou o bitcoin SV e é responsável por seu desenvolvimento técnico, denunciou a campanha #DelistBSV. “A súbita delistagem do Bitcoin SV por alguma exchange é absolutamente injustificável e estabelece um precedente terrível para a indústria de criptomoedas,” disse Jimmy Nguyen, o presidente da nChain.