No início deste ano, a Cricket Exchange CoinCorner, com sede no Reino Unido, deu a seus funcionários a opção de receber parte ou todo o seu salário em criptomoedas. Um funcionário, Zakk Lakin, decidiu que todo o seu salário seria pago em Bitcoin (BTC).
A CoinCorner, sediada em uma das ilhas britânicas, a Isle of Man, foi fundada em junho de 2014 e seu site foi lançado pela primeira vez em julho de 2014, tornando-se “uma das mais antigas exchanges de Bitcoins no Reino Unido”.
Em um comunicado de imprensa divulgado no dia 12 de agosto, a CoinCorner disse que, no início deste ano, seus funcionários tiveram “a opção de receber parte ou todo o seu salário em criptomoedas”.
“Agora é um ciclo completo, já que nossa equipe recebeu com satisfação a oportunidade de ter seu salário pago em criptomoeda. Esperamos ver isso como um precedente para como outras empresas poderiam administrar salários a longo prazo e esperamos que isso os encoraje a tentar inovar, oferecendo aos funcionários a opção de serem pagos em Bitcoin.”, disse, Danny Scott, CEO e co-fundador da exchange.
Os funcionários foram informados de que, se escolhessem ser pagos parcial ou totalmente em criptomoeda, poderiam receber o equivalente em GBP de uma das quatro criptomoedas suportadas pela bolsa: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), XRP ou Litecoin (LTC).
A CoinCorner diz que “todos os funcionários optaram por alocar uma parte de seu salário para o Bitcoin, com um funcionário levando para casa seu salário integral a cada mês em criptomoedas”.
A vida em Bitcoin
O funcionário que optou por receber o salário integral em Bitcoin era um desenvolvedor de software de 24 anos, chamado Zakk Lakin, que, recentemente, contou sua história ao jornal britânico Daily Mirror.
“As pessoas sempre perguntam como estou lidando com a vida em Bitcoin, mas a verdade é que meu estilo de vida não mudou muito. Comprar coisas com criptomoeda é mais fácil do que as pessoas pensam – há muitos comerciantes online que aceitam o Bitcoin e eu os uso para comprar o que preciso ao longo do mês – tudo de itens relacionados à tecnologia, como produtos Raspberry Pi ou equipamentos de cozinha da Amazon. Existem maneiras de comprar coisas da Amazon com criptomoeda!.”, disse Lakin.
Quando perguntando sobre as coisas que não podem ser pagas com o Bitcoin, Lakin disse o seguinte:
“No momento, eu converto todos os meus gastos permanentes (como aluguel, débitos diretos, etc) para GBP no dia do pagamento para evitar quaisquer problemas em torno dos movimentos de preços Bitcoin e, em seguida, o resto é deixado para renda/poupança disponível. Com o tempo, acredito que começaremos a ver mais empresas de varejo, como restaurantes e postos de gasolina, introduzindo os pagamentos em Bitcoin, e isso significa que eu poderei gastar menos em fiat e muito mais em Bitcoin.”
Lakin também explicou por que ele tomou a decisão de viver 100% em Bitcoin:
“Como um jovem técnico no setor de Bitcoins, considero importante não apenas contribuir para a rede executando meu próprio node, mas realmente usar o Bitcoin para sua intenção original como dinheiro eletrônico. No topo de tudo, as conversas que isso gera sempre valem a pena para espalhar a consciência e educar os outros sobre Bitcoin e criptomoeda.”