De acordo com fotografias de material de marketing da conferência em andamento do Consensus 2019 em Nova York, o eBay, que tem 180 milhões de usuários, está trabalhando na ativação de pagamentos em criptomoedas.
“Moeda virtual. Está acontecendo no eBay.”, diz um cartaz, sem fornecer mais informações.
A propaganda funcionou; depois que as fotografias foram colocadas online, as mídias sociais e a grande mídia inflamaram um debate que continua a envolver a comunidade de criptomoeda.
As teorias vão desde a aceitação do Bitcoin até mesmo um acordo exclusivo com a Binance Coin, o token nativo da exchange de criptomoedas Binance.
Realidade um pouco diferente
Como a revista de notícias australiana Micky observa, no entanto, a realidade poderia ser um pouco mais sóbria: o eBay pode estar fazendo parceria com uma plataforma de pagamentos que aceita várias criptomoedas em nome dos comerciantes e os paga em fiat.
Essa plataforma é a UTRUST, uma empresa que em setembro passado ganhou o ex-executivo do eBay e do PayPal, Sanja Kon, para liderar sua expansão global de parcerias.
“Não é difícil imaginar que uma das primeiras parcerias que a Kon tentaria fazer seria a empresa em que atuou como executiva sênior por cinco anos.”, alguém publicou no debate sobre a notícia.
Os executivos ainda não comentaram sobre os últimos rumores, que seguem um período de rápida expansão para a startup.
“Sou constantemente fascinado por como a inovação tecnológica afeta nosso dia a dia e, em particular, a rápida evolução dos pagamentos por criptografia.”, disse Kon na época em que ingressou na UTRUST.
Um pouco cedo para o PayPal
O entusiasmo de Kon por criptografia, entretanto, parece cada vez mais em desacordo com seu antigo empregador. O PayPal continua decididamente pró-Blockchain, mas sem o Bitcoin.
“Temos equipes trabalhando em blockchain e criptomoeda também, e queremos participar disso de qualquer forma que for no futuro – eu só acho que é um pouco cedo agora.”, disse o CFO John Rainey ao Yahoo! Finanças em uma entrevista.
O eBay, no entanto, insinuou sobre seu interesse por um longo tempo, com rumores de que a aceitação do Bitcoin também viria em dezembro de 2017, quando a criptomoeda atingiu seu pico de US$ 20.000.