A adoção da criptomoeda já percorreu um longo caminho e com a popularidade da criptomoeda em ascensão, muitas cidades começaram a usar a tecnologia blockchain. Denver, uma cidade do Estado americano do Colorado, decidiu investir na tecnologia, usando-a para armazenar e rastrear votos durante as próximas eleições municipais em maio.
Denver anunciou que estaria implementando um programa para permitir que eleitores do exterior, militares da ativa e seus dependentes elegíveis votassem usando um aplicativo de smartphone baseado em blockchain em parceria com a Tusk Philanthropies e a Voatz.
A tecnologia de Voatz foi usada anteriormente na Virgínia Ocidental por militares ativos durante as eleições primárias e gerais do estado em 2018. A vice-diretora de eleições do Escritório de escriturário e gravador Denver, Jocelyn Bucaro, disse que a Divisão de Eleições de Denver é conhecida por fazer a votação um processo mais fácil e transparente para os indivíduos através do uso de tecnologia. Ela acrescentou que participar do programa piloto estava de acordo com sua missão. Ela adicionou,
“Acreditamos que esta tecnologia tem o potencial de tornar o voto mais fácil e seguro não apenas para nossos cidadãos militares e estrangeiros, mas também para eleitores com deficiências, que poderiam potencialmente votar de forma independente e privada usando a tecnologia assistiva de seus telefones.”
Para aproveitar o programa, os eleitores devem preencher uma solicitação de ausente na cédula e finalizar o processo de autenticação através do aplicativo móvel Voatz. Se o pedido for aprovado, os eleitores qualificados poderão enviar sua cédula entre 23 de março e 7 de maio, que é o dia da eleição de Denver.