A Empresa de conformidade de criptomoeda, Elliptic, lançou o Conjunto de Dados Elliptic, voltado à identificação de transações de criptomoedas associadas à lavagem de dinheiro.
Tendo desenvolvido um conjunto de dados de 200.000 transações de Bitcoin (BTC) com um valor total de US $ 6 bilhões, a Elliptic afirma que é o maior conjunto de dados de transação rotulados disponíveis publicamente em qualquer moeda digital no mundo.
De acordo com o anúncio, o produto foi projetado para ajudar os usuários a identificar transações ilícitas com mais eficiência, bem como transações associadas à lavagem de dinheiro, às violações de sanções ou ao financiamento do terrorismo (CFT).
Ao mesmo tempo, o produto deve reduzir os custos de conformidade e, eventualmente, eliminar a atividade criminosa das criptomoedas. Mark Weber, coautor do artigo que os cientistas da Elliptic têm em co-autoria com pesquisadores do Laboratório de IA do MIT-IBM Watson apelidado de “Anti-lavagem de Dinheiro em Bitcoin: Experiências com Redes Convolucionais de Gráfico para Forense Financeira”, comentou o conjunto de dados no lançamento:
“As redes convolucionais gráficas ainda são uma classe jovem de métodos, e estamos nos primeiros dias desses experimentos, mas acreditamos que o poder da GCN de capturar as informações relacionais nessas redes de transação grandes e complexas pode ser valioso para o combate à lavagem de dinheiro.”