Vários candidatos a um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin spot aceleraram a apresentação de suas emendas finais ao Formulário S-1 para a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) na segunda-feira, 8 de janeiro, como esperado.
Entre as empresas que apresentaram suas emendas finais ao S-1 antes de 10 de janeiro, a data amplamente esperada para a aprovação dos primeiros ETFs de Bitcoin spot nos Estados Unidos, estavam a Valkyrie, WisdomTree, BlackRock, VanEck, Invesco e Galaxy, Grayscale e ARK Invest e 21Shares.
Esses novos arquivamentos abrem uma semana potencialmente histórica para o Bitcoin, pois os emissores esperançosos devem finalizar suas emendas ao Formulário S-1 hoje.
Detalhes das taxas e competição
Algumas das empresas que apresentaram os formulários reduziram significativamente as taxas para a negociação de seus potenciais produtos de ETF de Bitcoin spot.
De acordo com o S-1 mais recente da ARK & 21Shares, o patrocinador do ETF renunciará à sua taxa de 0,25% durante um período de seis meses a partir do dia da listagem, para os primeiros US$ 1 bilhão em transações.
Damn, the fee for BlackRock’s Bitcoin ETF will be 0.30% as per their just filed S-1. This is much cheaper than I predicted. Life just got a LOT tougher for everyone else. The ETF Terrordome is no joke. pic.twitter.com/RZrfO8x61s
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) January 8, 2024
O ETF de Bitcoin da BlackRock cobrará 0,30% após uma taxa inicial de 0,2% pelos primeiros seis meses, ou US$ 5 bilhões em transações. A VanEck optou pela taxa permanente mais baixa entre os emissores até agora, com 0,25%, enquanto a WisdomTree optou por uma taxa mais alta de 0,5%.
Expectativas e implicações
Com os documentos finais entregues, agora cabe à SEC decidir se aprova os formulários 19b-4 e se os formulários S-1 entram em vigor. Se ambas as etapas ocorrerem, a negociação pode começar no dia seguinte.
A competição entre os possíveis ETFs de Bitcoin spot é intensa, mas historicamente, isso não mudou muito em termos de concorrência neste ponto.
One quick note on the temporary fee waivers that we’re seeing in the bitcoin ETFs. Historically this hasn’t moved needle much (one ETF back in day actually paid you to invest in it until it reached certain aum mark but no one cared). Advisors focused on regular fee since they…
— Eric Balchunas (@EricBalchunas) January 8, 2024
‘Historicamente, isso não mudou muito. Os assessores focados em taxas regulares, já que são investidores de longo prazo. Dito isso, dado que todos esses ETFs fazem a mesma coisa, talvez isso importe, tudo mais igual, veremos’, escreveu Eric Balchunas, analista de ETF da Bloomberg, no X.