Em uma chamada coordenada quinzenal na quinta-feira, os desenvolvedores do Ethereum estabeleceram a data alvo de 13 de março para a tão aguardada atualização Dencun, oficialmente iniciando a contagem regressiva para as maiores mudanças na blockchain desde abril de 2023.
A atualização Dencun é principalmente conhecida por sua característica “proto-danksharding”, destinada a reduzir os custos das transações em redes auxiliares “layer-2” construídas sobre o Ethereum, proporcionando um espaço dedicado para armazenamento de dados.
A decisão foi comunicada durante a chamada de consenso dos desenvolvedores principais do layer 127, um dia após a atualização ser adicionada com sucesso ao testnet Holesky, o terceiro dos três testes realizados, sem problemas.
“É ótimo ver anos de esforço finalmente sendo agendados para o Ethereum mainnet”, disse Parithosh Jayanthi, engenheiro de devops na Ethereum Foundation, ao CoinDesk via Telegram.
O momento exato da atualização Dencun na rede principal do Ethereum – também conhecido como “hard fork” – será desencadeado quando a blockchain atingir o slot 8626176, ocorrendo às 10h (horário de Brasília).
Ethereum
A data precisa precisa ser ratificada pelos desenvolvedores e confirmada através da plataforma de software de código aberto GitHub.
Dencun habilitará um novo tipo de classe de transação chamada “proto-danksharding”, que ajudará a reduzir os custos das transações para rollups, através da introdução de “blobs” de dados, uma nova categoria para armazenamento de dados.
Também se espera que Dencun ajude a reduzir o custo de dados disponíveis no Ethereum, tornando projetos como Celestia, Avail e EigenDA mais atrativos.
Os desenvolvedores realizaram três testes para garantir que Dencun funcione sem problemas na rede principal, culminando na implantação desta semana no testnet Holesky.
Proto-danksharding é a primeira iteração de um recurso técnico, conhecido como “danksharding”, que os desenvolvedores estão trabalhando para implementar para escalar a blockchain.
A data marcada para Dencun significa que a atualização entrará em vigor mais tarde do que os desenvolvedores inicialmente planejaram. Eles tinham como alvo o final de 2023, mas devido a atrasos técnicos, a atualização foi adiada para o início de 2024.
Como parte do roadmap do Ethereum, os desenvolvedores já estão planejando o próximo hard fork, Prague/Electra, que poderia potencialmente incluir “Verkle Trees”, um novo tipo de estrutura de dados que deveria ajudar nós a armazenar grandes quantidades de dados “sem perder a capacidade de validar blocos”.