O Facebook anunciará sua criptomoeda no final deste mês e permitirá que os funcionários que trabalham no projeto recebam seu salário na forma da nova moeda, de acordo com um relatório da The Information.
Cerca de um ano atrás, a empresa nomeou o ex-executivo do PayPal, David Marcus, para começar a explorar oportunidades com a blockchain. Desde então, vários veículos informaram que a empresa vem construindo sua própria cripto, que os usuários poderão armazenar, trocar e trocar por moeda corrente, em parte através de aplicativos do Facebook, incluindo o Messenger e o WhatsApp. O relatório acrescenta que o Facebook também está planejando máquinas semelhantes a caixas eletrônicos, onde os usuários podem comprar a moeda.
O CEO Mark Zuckerberg destacou os pagamentos como uma área importante para a empresa em sua conferência para desenvolvedores no início deste ano. No entanto, o chefe de operações Sheryl Sandberg e o diretor financeiro David Wehner “têm sido céticos em relação à iniciativa internamente”, disse o The Information.
Facebook nodes
O relatório afirma que o Facebook está solicitando organizações terceirizadas para atuar como nodes para ajudar a gerenciar a criptomoeda, e discutiu a cobrança de US $ 10 milhões pelo privilégio.
Os nodes de criptomoeda contêm o poder computacional necessário para resolver equações matemáticas complicadas, que são usadas para validar transações. Eles são descentralizados e espalhados entre milhares de partes, mas o Facebook está criando uma base com parceiros nomeados para ajudar a gerenciar sua moeda, diz o relatório.