O presidente do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (FED), Jerome Powell, confirmou que o país está atualmente estudando lançar uma Moeda Digital emitida pelo Banco Central (CBDC), em uma carta resposta destinada a French Hill, representante americano do 2º distrito congressional do Arkansas.
Na carta-resposta, publicada no Twitter por Zachary Warmbrodt, repórter financeiro da POLITICO, Powell afirmou que “o FED atualmente não está desenvolvendo uma CBDC, mas [o órgão] continua avaliando cuidadosamente os custos e benefícios da emissão”, porém ressaltou que há grandes desafios e riscos a enfrentar para o lançamento de um dólar digital.
Além disso, segundo seu presidente, o FED está monitorando as atividades de outros Bancos Centrais a fim de identificar potenciais benefícios para o contexto americano.
Segundo essas observações, muitos dos problemas que as CBDC de outros bancos visam resolver não fazem parte da realidade nos Estados Unidos, como o desuso do dinheiro físico ou infraestrutura de pagamento má desenvolvida.
Powell afirmou que a emissão de uma CBDC só seria possível se ela fosse projetada para ser “financeiramente transparente” para se proteger de atividade ilegais, o que levanta outros problemas relacionados à privacidade do usuário, já que segundo o presidente, a agência precisaria acompanhar cada transação e a registrar na rede blockchain.