A Sophos Lab, uma empresa de segurança digital, identificou que hackers estão tentando infectar computadores usando um JPEG da Taylor Swift. Os malfeitores escolhem imagens de celebridades populares para aumentar as chances de infectar um maior número de computadores.
Segundo o relatório emitido pela empresa de segurança, o grupo hacker identificado como MyKing também usa um arquivo WAV para comprometer máquinas Windows, e usarem-as como parte de seu botnet para mineração oculta de criptomoedas específicas.
O botnet da Myking, uma das mais mais persistentes ameaças contra o sistema operacional da Microsoft, constantemente muda seus modos de operação de forma a explorar todas as possíveis brechas de vulnerabilidade do Windows. Em seu relatório, a Sophos afirma que “os ataques do botnet MyKing, segue um padrão previsível: executar uma série de diferentes tentativas contras servidores windows. Os servidores podem estar vulneráveis a uma ampla variedade de ataques, cujo o objetivo é fornecer o malware [da MyKing] com mais frequência”.
A Kaspersky recentemente também emitiu um relatório relacionado aos botnets, indicando que a diminuição das recompensas de mineração, além da diminuição nos valores dessas criptomoedas, levaram a retração da operação dos botnets. A Monero, a criptomoeda favorita dos botnets pelo seus alto poder de anonimato, além de perder valor de mercado, recentemente implementou um novo algoritmo RandomX, forçando os hackers estabelecerem novas abordagens para suas práticas ilícitas.
O botnet de mineração oculta, ao contrário da mineração pelo navegador, pode afetar servidores e computadores de grandes instituições como o CERN. O malware consegue esconder com êxito seus processos de atividade se tornando prejudicial para esses equipamentos.
Dê o Próximo Passo e Invista Agora