A Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, testemunhou uma notável saída de pelo menos onze executivos cruciais de diversos departamentos ao longo dos nove meses de 2023. Essas saídas não passaram despercebidas na comunidade cripto, especialmente em meio aos crescentes desafios regulatórios que a exchange enfrenta.
As saídas mais recentes incluem Brian Shroder, que era o diretor-executivo da subsidiária da Binance nos Estados Unidos, a Binance.US. Especificamente, Shroder deixou a exchange em 13 de setembro de 2023. As demissões começaram depois do processo da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) contra a empresa.
Enquanto isso, a Binance testemunhou a saída de três executivos em um único dia. Em particular, os ex-Vice Presidentes Helen Hai e Gleb Kostarev saíram da Binance em 6 de setembro. No mesmo dia, Vladimir Smerkis, gerente geral para Rússia e Comunidade dos Estados Independentes (CIS), também anunciou sua saída.
Além das recentes renúncias, Mayur Kamat, que ocupava anteriormente o cargo de líder de produtos da Binance, anunciou sua saída em 4 de setembro de 2023. Antes disso, em 31 de agosto de 2023, Leon Foong, chefe da Ásia-Pacífico na Binance, declarou sua renúncia.
- Leia também: Binance sai da Russia! Concorrente adquire corretora
Binance
É importante destacar que a fuga de talentos começou em julho, com Steven Christie, vice-presidente sênior de Conformidade na Binance, anunciando sua saída em 7 de julho de 2023.
Em 6 de julho de 2023, um trio de executivos de alto escalão deixou a empresa: Patrick Hillmann, diretor de estratégia da Binance; Han Ng, consultor geral da Binance; e Steve Milton, que atuava como vice-presidente global de marketing e comunicações da exchange.
Matthew Price, diretor sênior de investigações e inteligência globais na Binance, juntou-se ao grupo de executivos que deixaram a empresa no mesmo dia, 6 de julho de 2023. Vale ressaltar que os quatro executivos de alto escalão se desligaram da empresa simultaneamente, logo após a exchange emitir sua resposta a uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
É importante esclarecer que os executivos que saíram caracterizaram publicamente suas renúncias como rotineiras e enfatizaram seus relacionamentos positivos com a exchange e seu CEO. Além disso, o CEO da Binance, Changpeng Zhao, refutou veementemente relatos insinuando sentimentos negativos sobre a exchange em meio às saídas.