Você já deve ter ouvido falar da Binance, uma das maiores exchanges de criptomoedas do mundo, porém você conhece a história de Changpeng Zhao (CZ), seu fundador?
Changpeng Zhao, nascheu em Jiangsu, China em 1977. Sua família se mudou para o Canadá após seu pai, professor, ser classificado pelo governo Chinês como “intelectual pró-burguesia” e exilado temporariamente após CZ ter nascido.
A mudança certamente teve um impacto em sua vida. CZ e sua família moravam em Vancouver, e como imigrantes tinham uma vida muito difícil, assim Changpeng se viu forçado a trabalhar para prover para sua família, um desses trabalhos era no McDonalds.
Ainda assim, CZ sempre teve um olhar para tecnologia e educação, de acordo com a Forbes ele estudou Ciência da Computação na Montreal’s McGill University. Zhao começou então a trabalhar em Tokyo e depois Nova York, primeiro construindo um sistema para correspondência de ordens da Tokyo Stock Exchange e depois, na Bloomberg’s Tradebook onde desenvolveu software para o mercado de opções futuras.
Em 2013 durante um jogo de poker onde um amigo lhe contou sobre Bitcoin ele se interessou e juntou informação sobre Blockchain e começou sua carreira na área. Sua dedicação para cripto foi clara desde o começo, já que vendeu sua casa em Shangai para sua nova empreitada. Depois de um tempo, ele se mudou para China e começou a trabalhar na OKCoin. Ele era cofundador e CTO, responsável pelo time técnico e o time de mercado internacional.
Ainda sim, Changpeng queria mais, queria começar algo próprio. Sabendo sobre exchanges e querendo criar uma sem dependência de moedas fiduciárias (fiat), Changpeng então criou a Binance, levantando 15 milhões de dólares em ofertas iniciais de moeda, numa época em que o mercado estava começando a ficar quente.
O plano foi perfeito e em menos de 8 meses, Zhao tornou a Binance na maior exchange de criptmoedas por volume de transação.
O aumento dramático na sua balança bancária e seu rápido sucesso trouxe muita publicidade, sendo o ponto alto CZ ser a capa da revista Forbes. Foi um crescimento memorável de virar hambúrgueres até líder de uma empresa multimilionária.
Hoje Chengpeng possui uma rede de valor em torno de 1.2 bilhões e possui 41 anos.
Apesar do sucesso, o caminho ainda é difícil de ser trilhado. Regulações na China limitaram o progresso da Binance quando o governo chinês baniu o comércio de criptomoedas em 2017. Mesmo assim a Binance tem se expandido para o mercado estrangeiro. Eles agora tem escritórios no Japão e em Taiwan. Em 26 de Março, a empresa moveu sua sede para Malta e montou um escritório lá. No final de Abril, a empresa chegou a um acordo de cooperação com a Uganda, mostrando um status real de empresa global.
Ainda sim, com grande sucesso vem muita atenção, parte dela indesejada. Uma delas é uma discussão acalorada entre o criador da Ethereum, Vitalik Buterin e Changpeng sobre a Binance ser um modelo mais centralizado.
Após comentários fortes de Vitalik, que terminou dizendo que todas as plataformas centralizadas deveriam “ir para o inferno”, Changpeng respondeu com:
“Ao invés de esperar outros “ir para o inferno”, é melhor abrir sua mente e abraçar a realidade de que todos fazem parte do ecossistema blockchain, não independentes um do outros.”
Apesar da sua posição mais centralizada, a Changpeng aparentemente está mudando sua opnião quanto a descentralização, visto o lançamento da Binance DEX uma plataforma descentralizada lançada para testes esse ano.
Isso mostra que Changpeng não é arrogante para que não possa mudar de ideia e se adaptar ao que o mercado quer. Isso é marca de um grande líder e de um grande empresário, com certeza veremos seu nome nos livros de história das criptmoedas.