A Gemini, uma famosa exchange do mercado de criptomoedas, informou que está abrindo um processo contra o Digital Currency Group (DCG) nesta sexta-feira(07). A alegação é que a conglomerada da indústria e seu fundador, Barry Silbert, cometeram ‘fraude’ por meio da subsidiária da DCG, a Genesis, que detinha fundos para a Gemini ligados ao programa ‘Earn’ da empresa.
O processo visa recuperar os fundos da Gemini em posse da DCG, de acordo com um documento apresentado ao Tribunal Superior do Condado de Nova York.
A Gemini entrou em uma parceria com a Genesis que permitia que seus clientes ganhassem até 7,4% em rendimento percentual anual. A Gemini enviou os fundos de seus clientes para a Genesis, que por sua vez os emprestou a empresas como a agora extinta Three Arrows Capital.
Detalhes das alegações
De acordo com o processo, “Desde o início, a Genesis – agindo em conjunto com os Réus e com o apoio ativo e incentivo dos Réus – induziu os credores do ‘Gemini Earn’ a emprestar, divulgando as supostamente robustas práticas de gerenciamento de risco da Genesis e um suposto processo de avaliação minucioso das contrapartes para as quais ela reemprestou os ativos. Essas eram mentiras.”
O processo alega que Silbert pediu à Gemini para continuar seu programa Earn (empréstimo), mesmo sabendo que a Genesis estava “massivamente insolvente”, e tomou outras medidas para esconder que a Genesis tinha um buraco de um bilhão de dólares em seu balanço patrimonial. A Genesis entrou com pedido de falência em janeiro de 2023.
- Leia também: Rumores de crise administrativa na Binance: executivos seniores pedem demissão por discordar de CZ
Implicações para a Gemini e a indústria de criptomoedas
Este processo é um exemplo dos desafios legais e regulatórios que as empresas de criptomoedas podem enfrentar. A alegação de fraude contra a DCG e seu fundador, Barry Silbert, é uma acusação séria que pode ter implicações significativas para a empresa e para a indústria de criptomoedas como um todo.
A Gemini, por sua vez, está tentando recuperar os fundos que foram perdidos como resultado das ações alegadas da DCG e da Genesis. O resultado deste processo poderia ter um impacto significativo na Gemini e em seus clientes, bem como na percepção do público sobre a segurança e a confiabilidade das empresas de criptomoedas.