Há onze anos atrás, neste mesmo dia, Hal Finney, famoso cientista da computação que contribuiu imensamente para o desenvolvimento da rede Bitcoin, anunciava em seu perfil no Twitter que estava “executando bitcoin”. Esse foi o primeiro tweet sobre a criptomoeda na plataforma, e pode ter levado a outros programadores a se interessarem pela, até então, nova tecnologia.
Um dia após ter sido o primeiro a tweetar sobre o Bitcoin, Finney foi o destinatário da primeira transação de Bitcoin, recebendo 10 Bitcoins de Satoshi Nakamoto.
Pelo fato de Hal ter sido um grande desenvolvedor da PGP Corporation, um dos primeiros Cypherpunks e criador do Reusable Proofs of Work (RPOW), o primeiro sistema de Proof of Work, antes mesmo da criação do Bitcoin, muitos acreditam que ele poderia ser o próprio Satoshi Nakamoto.
Finney foi um grande defensor da criptomoeda e da privacidade digital, prevendo que um dia, o lançamento de Satoshi iria valer até 10 milhões de dólares por moeda. Em um e-mail, o cientista da computação propunha um pensamento, “imagine que o Bitcoin tenha sucesso e se torne o sistema de pagamento dominante em uso em todo o mundo. Então o valor total da moeda deve ser igual ao valor total de toda a riqueza do mundo”, acrescentando que “as estimativas atuais da riqueza total das famílias em todo o mundo que eu encontrei variam de 300 trilhões a 100 trilhões de dólares. Com 20 milhões de moedas, isso dá a cada moeda um valor de cerca de 10 milhões de dólares“.
Apesar de toda dedicação à rede, Hal não viveu para ver sua previsão se tornar realidade. Em agosto de 2009 o cientista foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica, e mesmo após ficar paralisado em uma cadeira de rodas, continuou trabalhando ativamente no desenvolvimento do software do Bitcoin até sua morte.
Onze anos após o tweet de Finney, a rede continuou a se desenvolver, quebrando recordes na taxa de hash, se tornando o investimento mais rentável dos últimos 10 anos e uma poderosa ferramenta para a garantia e aplicação dos direitos humanos.
O Bitcoin continua sendo executado.