O provedor de serviços em nuvem, Hetzner, desativou mais de 1.000 validadores da rede Solana bloqueando assim suas operações de staking.
Será que a mesma medida será tomada para validadores da rede Ethereum?
A empresa alemã de serviços em nuvem, Hetzner, é atualmente um dos maiores hosts de serviço de staking da rede Solana, e a empresa decidiu limitar o acesso a seus serviços para os validadores desta blockchain.
A empresa informou a decisão aos usuários via email, e disse que para recuperarem o acesso a seus servidores estes deverão excluir todas as suas atividades vinculadas à rede Solana.
De acordo com o termo de uso da empresa, os usuários não poderiam processar negócios relacionados ao mercado de criptoativos em seus servidores, incluindo mineração e staking em nuvem.
O cofundador da Solana Labs, Anatoly Yakovenko, pediu aos membros da rede que mudassem o staking para outra plataforma.
Isto poderá comprometer temporariamente o funcionamento da rede Solana.
Vale lembrar que atualmente a Hetzner é o segundo maior serviço de host para validadores da rede Ethereum, e assim pode ser que esta medida também se aplique aos validadores de nós Ethereum.
A empresa líder em serviços de nuvem para a rede de validação do Ethereum é a Amazon Web Service, onde mais de 50% dos validadores se concentram.
Esta é seguida pela Hetzner (16%), OVH e a Oracle Cloud (4%), Alibaba (3,8%), e Google Cloud (3,5%), segundo dados da empresa Messari.