A IBM, gigante conglomerado tecnológico, relatou que está aberta a trabalhar com o Facebook e sua criptomoeda Libra. A empresa está buscando, de alguma forma, desenvolver uma colaboração entre setores da indústria blockchain.
Jason Kelley, diretor geral de serviços da IBM, falou com a CNBC e na conversa informou que a IBM está disposta a colaborar com o Facebook, “Blockchain é um esporte coletivo, e nossos clientes estão disposto a colaborar com eles (Facebook) e nós estamos querendo reuni-los”.
Várias empresas vêm usando os princípios que são da criptomoedas para criar soluções caseiras de blockchain. Segundo a IBM, é possível criar uma maior transparência em todos os setores, desde os bancos à cadeia de matérias primas.
“Tokenização”
O executivo da IBM, ainda afirmou que era muito sério distinguir os assuntos de criptomoedas e o que ele chamou de “tokenização” de ativos, onde qualquer coisa pode ser emitida em um livro digital.
Segundo Kelley, o Facebook puxando a fila e popularizando esse tipo de criptoativos pode legitimizar o setor e a tecnologia subjacente.
A distinção da Libra e outros criptoativos
A distinção foi realizada rapidamente entre a Libra e outros criptoativos como o Bitcoin, pois a criptomoeda criada pelo Facebook seria atrelada a outras moedas que teriam lastro em dólar. Essas moedas seriam administrada por um consórcio suíço que incluiria outros gigantes como o Uber, Visa e Mastercard, além do próprio Facebook.
Kelley não afirmou que a IBM poderia ter participado do consórcio, porém o executivo afirmou “quando falamos da Libra, todos falaram que era apenas outra cripto… Mas deixem a criptomoeda de lado, pois a IBM está falando sobre a tokenização, disso que estamos falando”.