De acordo com o site Crypto Fear & Greed Index, o índice de medo e ganância dos criptoativos atingiu a 3ª maior marca de sua história.
O valor de 90 pontos marcado hoje, 14 de novembro, só não é maior que os registrados em 26 e 27 de junho de 2019, onde o índice atingiu os 95 e 92 pontos, respectivamente.
Entretanto, esta marca de “extrema ganância” de 90 pontos não foi registrada apenas hoje.
De fato, é a 4ª vez que o índice atinge este patamar em pouco mais de 1 semana.
No dia 06 de novembro o índice registrou os 90 pontos pela primeira vez na história.
E também foi registrado neste patamar nos dias 09 e 10; e agora, dia 14 de novembro.
O Fear&Greed index traz uma análise de sentimento multifatorial do mercado cripto.
Nos valores entre 0 a 50, o índice representa medo do mercado.
Uma das interpretações para estes níveis é que este supostamente seja um momento para a compra de criptoativos.
Por outro lado, de 51 a 100, o índice representa uma maior ganância dos investidores, supostamente o momento que as baleias saem do mercado e deixam as sardinhas contando o prejuízo.
Especialistas entendem que o índice elevado está relacionado à FOMO, e depois de uma FOMO sempre vem uma grande correção no mercado.
Tanto é fato, que no final de junho de 2019 o Bitcoin e o mercado cripto atingiram as máximas daquele ano, quando o índice também atingiu as suas máximas em 95 e 92 pontos.
O que se viu depois foi uma queda do mercado cripto, e o índice atingiu o seu valor mínimo histórico pouco mais de 1 mês depois, em meados de agosto; 5 pontos.
A mesma coisa ocorreu logo quando o índice foi criado, em fevereiro de 2018.
A marca de “medo extremo” de 8 pontos foi registrada no dia 06 de fevereiro, e o que havia acontecido com o preço dos criptoativos pouco mais de 1 mês antes?
Bull run!
Pois bem, isso não significa, investidor, que seja a hora de vender, mas sim, que é a hora de manter o planejamento de risco de cada um acertado.