Um ataque cibernético coordenado, resultando em “fundos roubados” dos usuários, levou a IOTA, projeto de US $ 891 milhões, a desligar brevemente toda a sua rede.
A IOTA Foundation, que desenvolve o token, anunciou no Twitter, nesta quinta-feira (13), que havia “pausado” o Coordenador, o nó executado pela IOTA que valida todas as transações na rede, efetivamente impedindo a negociação indefinidamente.
A plataforma disse que o desligamento é necessário para proteger os consumidores, pois está trabalhando para investigar o hack junto com as autoridades.
Ontem, a IOTA relatou o ataque em seu site, anunciando planos para desligar o coordenador horas mais tarde, para “garantir que nenhum outro roubo possa ocorrer até descobrirmos a causa raiz desses roubos”.
Em seguida, aconselhou os investidores a desabilitar suas carteiras “Trinity” especializadas em IOTA e nomeou pelo menos 10 vítimas do hack – todas as quais haviam usado recentemente a carteira digital.
A IOTA, que usa um algoritmo de validação chamado “Gráfico Acíclico Direcionado”, ou DAG, diz que possui transações mais rápidas e seguras.