O JPMorgan Chase (JPM) – o maior banco dos Estados Unidos – está supostamente pronto para lançar uma extensão de código aberto que aumenta a privacidade dos mecanismos de pagamento em blockchain baseados na Ethereum. O desenvolvimento foi divulgado hoje, 28 de maio.
A nova ferramenta foi projetada como uma extensão do protocolo Zether. Conforme relatado, Zether é um mecanismo de pagamento focado na privacidade que é compatível com Ethereum e outras plataformas de contratos inteligentes. O protocolo usa tecnologia ZKP (Zero-Knowledge Providence) e foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Stanford e da Visa Research no início deste ano.
O JPM supostamente planeja lançar sua extensão como um código aberto hoje, e implementará a ferramenta no Quorum, a plataforma blockchain privada do banco construída no protocolo Ethereum.
O chefe do Quorum do JPM e da estratégia de ativos de cripto, Oli Harris, observou que sua arquitetura de pagamentos confidenciais usa uma abordagem baseada em contas consistente com o ethereum, em contraste com a abordagem de saída de transação não utilizada empregada tanto pelo bitcoin (BTC) quanto pelas altcoins focadas na privacidade como zcash (ZEC).
Harris propôs que, como “um mecanismo eficiente sem confiança para pagamentos anônimos e sem confiança”, a nova extensão poderia ser particularmente benéfica para proteger a privacidade dentro de consórcios corporativos, e que também poderia servir aos interesses do JPM para desenvolver o Quorum para uso mais amplo.