A Binance Holding Ltd. está enfrentando a possibilidade de pagar US$ 4 bilhões para encerrar acusações do Departamento de Justiça dos EUA referentes a múltiplas violações criminais, conforme relata a Bloomberg News em meio às negociações entre o DOJ e a empresa.
Há também a abertura para que seu fundador, Changpeng “CZ” Zhao, não enfrente mais acusações criminais nos EUA. O acordo prevê que a Binance pague a multa estipulada pelo DOJ e, com isso, todos os casos abertos pelo departamento serão encerrados.
Fontes também afirmaram que além do pagamento, haverá algumas determinações para a exchange realizar e evitar novas investigações do DOJ. Segundo a publicação o acordo teria agradado ambas as partes e a Binance teria concordado em realizar o pagamento.
Binance
A Binance tem sido alvo de uma extensa investigação pelas autoridades americanas por lavagem de dinheiro, fraude bancária e violação das leis de sanções dos EUA. As conversas, segundo relatos, poderiam chegar a um desfecho nas próximas semanas. Oficialmente, nem o DOJ, nem a Binance comentaram o caso.
A Binance e CZ enfrentaram investigações e acusações em várias frentes nos EUA, incluindo ações de fiscalização relacionadas da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA e da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities no início deste ano.
Se a empresa concordar em pagar uma multa superior a US$ 4 bilhões, isso representaria um dos maiores acordos na história das criptomoedas. No entanto, ainda não está claro quais outras condições ou requisitos comerciais podem estar associados a essa penalidade, segundo a Bloomberg.
Caso as autoridades americanas acusem CZ, um residente dos Emirados Árabes Unidos, de crimes, ele teria que ser extraditado de um país com tratado de extradição com os EUA ou pisar em território americano para enfrentar essas acusações.