Pela terceira vez em um mês o Ethereum Classic sofreu um ataque de 51%. Maior que os dois primeiros, este levou à reorganização de 7.000 blocos, segundo a empresa austríaca Bitfly.

Hoje, outro grande ataque de 51% ocorreu na rede #ETC, que causou uma reorganização de mais de 7.000 blocos, o que corresponde a aproximadamente 2 dias de mineração
Todos os blocos perdidos serão removidos do saldo nativo e verificaremos todos os pagamentos de txs perdidos
Bitfly – @etherchain_org
O primeiro ataque ocorreu em 01 de agosto, e resultou na reorganização de 3.693 blocos, levando à perda de mais de 807.000 ETCs.
Na ocasião, a mineradora Bitfly, empresa que detectou os ataques, solicitou às exchanges que suspendessem os saques e depósitos, e que investigassem as transações mais recentes.
Já o segundo ataque, ocorrido no dia 6 de agosto, resultou na reorganização de mais de 4.000 blocos.
Neste, além de solicitar os bloqueios de saques e depósitos às exchanges, a Bitfly também comunicou que os pagamentos dos pools haviam sido cancelados momentaneamente, e solicitaram que os mineradores mudassem de pool de mineração para o Ethermine.
Após os dois primeiros ataques muitas exchanges aumentaram os tempos de confirmação de depósitos e retiradas do ETC, e algumas inclusive cogitaram a hipótese de “deslistar” a criptomoeda de sua plataforma.
Isto ampliou a necessidade de um sistema mais aprimorado de segurança ao ETC, e o grupo ETC LAB apresentou um conjunto de medidas para aumentar a segurança da rede. Não deu tempo!
Um ataque de 51% é uma reorganização dos blocos de uma blockchain, e ocorre quando uma entidade mineradora controla uma maior parte da força de mineração (hash rate) de uma criptomoeda.
Esta condição permite que os criminosos revertam as transações completadas resultando em gasto duplo, além de interromper pagamentos, impedir que novas transações sejam realizadas.
Em relação ao preço do criptoativo, neste período de 1 mês, entre o primeiro e o terceiro ataque dos 51% que sofreu, o preço do ETC atingiu um pico de desvalorização máximo de aproximados 20%; sendo que no momento da redação desta reportagem registrava queda de 16% comparado ao dia do primeiro ataque.
Apenas a título de comparação, o Ethereum no mesmo período teve valorização máxima de preço de 25%, sendo que no momento da redação desta reportagem registrava alta de 14% comparado ao dia do primeiro ataque dos 51% à rede ETC.
No término da redação desta reportagem, a unidade do ETC no par USDTether (Binance) estava cotada a US$6,50 dólares.