A Mastercard anunciou recentemente uma parceria com a plataforma Bakkt a qual permitirá que os Bancos e estabelecimentos que utilizam Mastercard possam integrar com os criptoativos, e seus produtos e serviços.
A Mastercard acredita que os Bancos terão papel importante neste conjunto uma vez que os países estão desenvolvendo as suas moedas digitais de Banco Central, as CBDCs.
Mudança nos meios de pagamentos
O diretor geral do setor de pagamentos da Mastercard, Michael Miebach, disse acreditar que as CBDCs e até os criptoativos servirão como uma “ponte” entre o Estado e as empresas privadas de pagamentos.
A Mastercard é uma das maiores empresas de pagamentos do mundo, e está avidamente investindo em tecnologia blockchain e nas moedas digitais.
Miebach relatou que houve um grande aumento no número de clientes que usam os cartões da empresa para comprarem criptoativos.
Também disse que a Mastercard está de olho nas CBDCs estatais.
A Mastercard tem inclusive ajudado alguns países a desenvolverem as suas moedas digitais.
E assim como com os criptoativos, Miebach disse que a empresa “já está preparando uma infraestrutura para a introdução das CBDCs em suas plataformas e meios de pagamentos.
De fato a Mastercard inclusive já apresentou uma plataforma de testes para as CBDCs em 2020.
“Mais cedo ou mais tarde, os bancos centrais estarão prontos para lançar suas próprias moedas digitais, que serão usadas junto com o Dólar ou o Euro como moedas de liquidação”, disse Mibah.
O Diretor acrescentou que a Mastercard pode desempenhar um papel importante em seu desenvolvimento e implantação, pois a plataforma se tornará um ambiente virtual seguro para governos e empresas privadas de pagamento trabalharem juntos.